Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A PRAÇA É NOSSA - Pintura de bancos causa discórdia em Ibiporã

Paulo Monteiro
NOSSODIA
29 jun 2017 às 15:43

Compartilhar notícia

Paulo Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A pintura dos bancos da Praça Pio XII, a Matriz, principal ponto de encontro dos moradores de Ibiporã, ainda continua dando o que falar. Tem gente reclamando da nova cor dos históricos assentos. Todos (cerca de 36) foram pintados de branco. Para os frequentadores mais antigos, a medida foi desrespeitosa. Nomes dos pioneiros estavam gravados nos bancos e acabaram cobertos pela tinta, usada para enfeitar o espaço para a 41ª Festa Junina Municipal, entre os dias 14 e 18 de junho.
Na última semana, segundo a comunidade, após a repercussão negativa, alguns assentos começaram a ser limpos. "O prefeito desrespeitou uma história construída durante décadas. Alguns destes bancos têm 60 anos, foram doados pelas famílias tradicionais, pioneiras da cidade", afirma o aposentado Ademar Belani, que vive há mais de seis décadas no município.
Além de esconder os nomes, segundo ele, a sujeira ficou evidente após a pintura. "Esses bancos são feitos de granito. Antes, eram fáceis de ser limpos, não encardiam. Depois que pintaram tudo de branco, eles passarão a ficar sujos", comenta ele, duvidando ainda da qualidade da tinta. "Pintaram para a última festa junina, mas a comunidade exige a retirada do branco. Já vi gente levantando de um deles com a calça toda branca. Não conheço uma pessoa que tenha aprovado essa ideia", dispara Belani.

‘Eu gostei da mudança’
Para a surpresa do aposentado, tem gente que curtiu a "nova cara" da Praça Pio XII. "O problema não é da nova pintura, mas das pessoas que usam os bancos. Vejo muitos jovens colocando os pés sobre o banco e a bunda em cima do encosto. Por isso que os assentos estão sujos", avalia o pedreiro Deivid Sanderson. "Eu gostei da mudança. Achei muito boa a ideia do prefeito. Só falta mesmo conscientização aos usuários. Antes os bancos estavam largados, sujos e pichados. As pessoas reclamam de tudo mesmo", diz Sanderson.
Para a universitária Viviane Pires, o município errou tentando acertar. "É complicado. Se por um lado a Prefeitura tentou deixar a praça mais bonita, do outro acabou com parte da história dos bancos", resume a moça. (P.M.)

Recuperação estava prevista
A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria municipal de Cultura e Turismo, informou que melhorias foram realizadas na Praça Pio XII para receber o palco e as barracas de comidas típicas da 41ª Festa Junina Municipal. Pintura do meio fio, banheiros e bancos, a fim de remover as pichações, iluminação, e capina e roçagem foram algumas das adequações. Conforme a secretaria, o projeto de recuperação dos bancos já estava previsto e a pintura inicial foi para esconder as diversas pichações. Os cerca de 15 bancos doados por famílias pioneiras estão sendo restaurados por um servidor municipal especializado neste tipo de trabalho. Os bancos estão sendo revestidos com uma espécie de verniz antipichação. A previsão é que os reparos estejam concluídos até a metade de julho, divulgou o Núcleo de Comunicação Social. (P.M.)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas