O verão italiano de 2023 vem sendo marcado pelos coquetéis "incomuns", sem álcool ou com pouco álcool, saudáveis e até para mastigar, e não somente beber.
Outra tendência é a dos "copos" inusitados: depois do borrifador, é a vez dos vasos, ampolas de vidro e taças coloridas, além de latinhas e copos gelados com canudos.
Os drinks mais famosos e desejados atualmente são os hard seltzer de gengibre - há, inclusive, um assinado pelos rappers Fedez e Lazza -, que são refrigerantes pouco alcoólicos, pouco calóricos e que fazem sucesso entre os jovens mais "fitness", com sabores como coco, menta, yuzu (fruta cítrica chinesa) e feno da montanha.
O kombucha é outra bebida que vive uma alta: é obtida pela fermentação de chá adoçado com levedos e bactérias, e as vendas na Itália já movimentaram 42 milhões de euros (R$ 227 mi) em 2022.
Há também um snack-drink, que se bebe e se mastiga, o bubble tea (chá de bolhas), preparado com leite de arroz, chá verde ou preto japonês, amido de tapioca, açúcar e as pérolas de fruta de gelatina.
Na mixologia, o gelo não escapou de passa por tendências: em 2023 acabou a moda do efeito "frozen", com a bebida batida com gelo no liquidificador até a consistência de raspadinha. O setor vive o retorno das bebidas batidas com gelo à mão no misturador ou "shaker" de drinks.
Estão em alta as receitas com café, e até um com azeite de oliva extravirgem.
Na Itália, um dos marcos da temporada é um drink preparado com vinhos estivos locais rosé, manjericão fresco, suco de mirtilo e limão, cana de açúcar, amoras e vermute doce.