Gaúchos que moram em Curitiba agora têm outra opção para matar um pouco de saudades da terra natal. E quem é da cidade pode conhecer um pouco da culinária do sul. Uma marca que faz sucesso entre os amantes da boa comida, originária de Porto Alegre, encontra-se nos melhores restaurantes da capital paranaense: trata-se da Torta de Sorvete, especializada em ‘Sobremesas Premium’. Como o próprio nome já diz, são ‘tortas’ de sorvete com cobertura de suspiros e chocolate, e que acompanham calda de chocolate para ser servida quente. Há apenas oito meses na capital paranaense, já tem grande aceitação.
Ao todo, a marca atende regularmente a mais de 20 estabelecimentos do gênero na capital, como Karbonell, Anarco, Devons, Santo Graal, Saanga, Olé Gastronomia, Dom Carneiro e Tobias Grill, que passaram a trabalhar com a linha de produtos depois de conhecerem sua qualidade. Também pode ser encontrado em cafés, como o tradicional café da livraria Ghignone, Kauf no Estação e o Babeti, na Aliança Francesa.
Pode parecer engraçado, mas tudo começou porque a empresária Cristina Roitman, que há dez anos se mudou para cá, cansou de ver seu marido, Celso, pedindo para a mãe lhe enviar de Porto Alegre a sobremesa da qual sempre foi fã. Até que, durante o verão de 2007, Cristina visualizou que a capital paranaense tinha potencial de mercado para o produto, e resolveu procurar uma das proprietárias da marca, a Roberta Maestri, e verificar a possibilidade de representá-la aqui. Coincidentemente, a empresa de Porto Alegre estava com planos de expansão da marca para os demais estados do País.
Depois de acertados os detalhes, Cristina passou a atender, principalmente, gaúchos naturalizados em Curitiba, e que eram clientes assíduos da marca em Porto Alegre e no interior. Uma consumidora fiel é a pequena Mariana Pereira, de nove anos. Ela diz que come devagar para não terminar. E chega a raspar o prato. Outros fãs declarados são os vizinhos da empresária Cristina Roitman, que a obrigam a manter um estoque em casa. Eles não se acanham em tocar a campainha sempre que bate a vontade, ou então quando querem impressionar alguma visita.
Pouco tempo depois, a marca conquistou novos públicos, como os restaurantes e curitibanos em geral. "Estamos numa fase em que os estabelecimentos comerciais estão começando a nos procurar. E também a pessoa física, que fica sabendo da gente por meio de algum restaurante ou café, e que adquire por meio do serviço de entrega", explica a empresária, que planeja começar a atuar, em muito breve, no segmento de eventos, como casamentos e festas de empresas.
O produto
Sorvetes são facilmente encontrados, mas não em se tratando de ‘Sobremesa Premium’, como é classificada a Torta de Sorvete. Exceto alguns restaurantes, cujos chefs preparam na hora. Mesmo assim, há chefs que trabalham com a Torta de Sorvete, adicionando frutas, como o morango e o abacaxi. A decoração é livre. Assim, representa uma boa alternativa de sobremesa para os restaurantes que não contam com tais profissionais, pelo preço e qualidade. Outra sugestão é pedir para saborear em casa com a família em algum evento ou reunião.
Cristina nunca ouviu ninguém dizer que o produto é ruim. Trata-se de uma sobremesa semi-artesanal, mais cremosa. Nada é industrializado. Em sua composição, são utilizados ingredientes de primeira linha, todos selecionados. Até chegar no mercado, cada produto da Torta de Sorvete é pesquisado e desenvolvido. Apesar do nome, a marca tem outros produtos, inclusive salgados, os quais serão, em breve, comercializados em Curitiba.
Para pessoa física, as tortas são vendidas em dois tamanhos e formatos: retangular com 2,4 Kg, com 12 a 15 fatias (R$ 62,50), e redonda, com 1,15 Kg e com oito fatias (R$ 37,00). A que mais tem saída é a tradicional de baunilha. Para os estabelecimentos comerciais, as tortas são vendidas já cortadas em fatias individuais, de 150 g ou 90 g cada. Considerando a boa aceitação no mercado curitibano, Cristina tem planos de, em breve, abrir uma loja da Torta de Sorvete.
Serviço:
www.tortadesorvete.com.br