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Caminhos do Sabor

Escolha do restaurante vai muito além do tempero

Redação Bonde
09 out 2010 às 18:54
- Reprodução
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Cordialidade, sabor da comida, agilidade do atendimento, conforto, apresentação da refeição e variedade do cardápio. Esses foram alguns dos itens apontados por consumidores em uma pesquisa que analisava os fatores mais importantes na escolha de bares e restaurantes.

O levantamento foi realizado em Angra dos Reis (RJ), com turistas, empresários do setor e moradores do município. O estudo faz parte do projeto Caminhos do Sabor, do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae Nacional e com apoio da prefeitura do local.

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A pesquisa foi realizada com 67 consumidores, além de 30 empreendimentos gastronômicos da cidade, e foi apresentada na semana passada à representantes do setor gastronômico de Angra. Entre os itens colocados pelos entrevistados como de "alta relevância" está a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. O item mais relevante, de acordo com o levantamento, é a higiene no preparo dos pratos, seguido pela cordialidade no atendimento.

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"Do ponto de vista estratégico, a análise desses itens poderão influenciar positivamente para o aumento da competitividade das empresas de alimentação fora do lar de Angra dos Reis", disse Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur.

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Caminhos do Sabor


A pesquisa é importante para a realização dos treinamentos dos "Multiplicadores no Local de Trabalho (MLT)", que acontece até o dia 8 de outubro. O treinamento faz parte do projeto "Caminhos do Sabor – A união faz o destino", com o objetivo de capacitar as empresas a implementar ações que ampliem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Os temas abordados nos treinamentos são: melhoria do atendimento com ênfase na relação entre turismo e gastronomia; segurança dos alimentos e implementação das boas práticas na empresa; gestão, incluindo a geração e análise de indicadores de desempenho do negócio.


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