Indicado para todas as ocasiões de consumo, como café da manhã, lanche, coquetéis e, claro, na hora de receber os amigos, o pão de queijo ultrapassou as montanhas de Minas, conquistou os brasileiros e já ganha adeptos em vários países do mundo. E não poderia ser diferente. Quem resiste ao cheiro de pão de queijo, saindo do forno, com um café quentinho? E não precisa ser só com o café não. O produto é uma ótima combinação com suco, chás, refrigerantes e, por que não, até com um bom vinho ou uma cervejinha!? Sem contar as diversas opções de recheios doces e salgados, como geleia, requeijão, lombo assado e frios.
Ninguém sabe ao certo quando o pão de queijo surgiu. Especula-se que a receita tenha sido criada por volta do século do XVIII, em Minas Gerais, mas só se tornou popular na década de 1950. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. Independente de sua origem, o que ninguém discorda é que a mistura de queijo, polvilho, leite e manteiga, criada nas fazendas mineiras, quando todos se reuniam para fazer quitutes, se tornou um hábito de consumo irresistível. "Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial no assamento, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas", lembra criadora da receita Dalva Mendonça.
Hoje, apesar de contar com vários outros produtos no portfólio, a empresa continua tendo o pão de queijo como carro-chefe. Mas, como manter-se líder em um mercado tão competitivo? Dona Dalva, como é carinhosamente conhecida por todos, conta o segredo. "Receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijo light e o pão de queijo gourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, super lanche e big lanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade", afirma.
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Tipo exportação
E não é que o pão de queijo tem conquistado o paladar de várias pessoas pelo mundo afora? A Forno de Minas mesmo já exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile e Uruguai. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. "Não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata. Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global", afirma o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.
Outro ponto positivo do pão de queijo, que faz com que ele conquiste cada vez mais consumidores, é a questão da saudabilidade. "Além de saboroso, o pão de queijo é livre de glúten, não contém aditivos e é consumido assado", completa Helder.
Por ser tão especial, a iguaria mineira ganhou uma data comemorativa só pra ele. O dia 17 de agosto é, oficialmente, o Dia do Pão de Queijo. Que tal aproveitar a data para fazer um lanche com pão de queijo bem quentinho?
*Em 2007, Ana Maria Braga lançou um concurso de culinária para eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Foram tantos inscritos com receitas das mais variadas que o dia da final do concurso, em 17 de agosto, foi eleito o Dia do Pão de Queijo.