O Sebrae e a Confederação Nacional de Apicultura (CBA) lançaram nesta semana a campanha nacional "Meu dia pede mel". O objetivo é incentivar o consumo do produto e apresentá-lo como alimento natural e fonte pura de energia.
O presidente da CBA e da Câmara Setorial de Apicultura, José Cunha, afirma que a meta no primeiro ano de campanha é ampliar o consumo do mel em 10% e, no segundo ano, em 15%. Os brasileiros consomem 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano.
A divulgação será feita em rádios, canais de TV, internet (www.meudiapedemel.com.br) e em feiras locais, por meio de carros de som, além da distribuição de folders explicativos. A ação é resultado de convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições em 2009.
O Brasil produz 50 mil toneladas de mel anualmente, destinadas ao mercado interno e externo. Além de divulgar o produto para ampliar o consumo, a campanha prevê capacitação para os apicultores. "Eles precisam estar preparados para atender ao aumento da demanda, com quantidade e qualidade. Temos capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano", afirma Cunha.
De acordo com o coordenador nacional de apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende, essa é a primeira vez que se faz uma campanha de divulgação voltada para o setor. O público alvo é formado por crianças, jovens e terceira idade. "O trabalho será em nível nacional, mas deverá ser operacionalizada localmente, de acordo com a capacidade de produção de mel de cada região", ressalta.
O Sebrae trabalha com cerca de 60 projetos em todo o país, envolvendo 13 mil apicultores, responsáveis por produzir oito mil toneladas por ano. "Precisamos mudar a ideia de que o mel só serve para fazer remédio. O alimento pode ser amplamente explorado na culinária, como no tempero de carnes, preparo de molhos doces e salgados e coberturas", sugere o coordenador.