Cursos e Eventos

Campanha mostra o poder afetivo da comida preparada pelas mães

07 abr 2015 às 11:25

O alimento tem a capacidade de conectar as pessoas às suas lembranças mais especiais e unir familiares e amigos. Essa foi a contatação de uma pesquisa realizada em 11 países, com mais de 7 mil pessoas, sobre o poder que os sabores possuem na vida das pessoas. O estudo foi encomendando pela Knorr para a empresa Edelman Berland e realizado entre os meses de janeiro e março de 2015. Participaram do levantamento adultos entre 18 e 64 anos que apresentavam algum interesse em assuntos relacionados à culinária.

"Esta pesquisa foi muito importante para mostrar que a relação das pessoas com a comida vai muito além do seu aspecto nutricional. Ela tem a capacidade de transformar a vida das pessoas e produzir conexões afetivas", afirma Isabella Rizzo, gerente de marketing Knorr.


De acordo com o estudo, uma das comidas mais importantes e que ajudou a construir esse tipo de relação é a preparada pelas mães. Para se ter uma ideia, no caso do Brasil, 88% afirmaram que ela era a responsável por cozinhar para eles na infância, criando, para 75% dos entrevistados, uma das melhores receitas do mundo, independentemente do tempo que se tenha passado. Prova disso, é que 77% disseram que essa refeição consegue trazer lembranças boas de sua infância.


Ainda entre os brasileiros, a comida apresenta um papel importante de conectar familiares e amigos. 80% da população pesquisada concorda que os alimentos fizeram, de alguma forma, parte dos momentos mais importantes da sua vida e que envolviam pessoas amadas. Quando estão distantes de casa, 82% conseguem encontrar o mesmo conforto de seu lar em alguma refeição especial.


A tradição de cozinhar e comer em grupo pode influenciar na formação das pessoas. Segundo 73% dos brasileiros, esses momentos são oportunidades para compartilhar as tradições familiares. Durante a infância, quase a metade (47%) ajudou a cozinhar durante ocasiões especiais de família.


‘Sabor de casa’


A pesquisa inspirou a Knorr a desenvolver uma campanha para os mesmos 11 países em que o estudo foi realizado, a fim de retratar esse poder do sabor de promover conexões emocionais na vida das pessoas. Assim, a marca acabou de lançar um filme, o "Sabor de Casa".


A história do filme gira em torno da rotina de Carmen e sua família, que estão separados a quilômetros de distância. Um dos momentos do filme destaca os esforços da mãe para levar um prato ao outro lado do mundo, enfatizando a maravilha que as lembranças emocionais do sabor podem criar.


Continue lendo