Consumido por nove entre dez brasileiros, o café é a segunda bebida mais consumida no país atrás apenas da água, e a frente de refrigerantes e do leite. A tradicional bebida, que hoje já deixou de ser um simples complemento da refeição e ter como combinação apenas o leite, conquista cada vez mais o paladar dos brasileiros na versão gourmet.
Há dez anos o conceito de café gourmet praticamente não existia no Brasil, eram poucos os que acreditam que este segmento poderia prosperar por aqui, como comenta Rodrigo Branco Peres, diretor do Café do Centro, hoje a maior empresa do segmento de grãos gourmet e especiais, que atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, bares e cafeterias. "Desde 1997, temos apostado no segmento de cafés gourmet, como um produto de valor agregado, devido à extrema qualidade e características que o tornam o top da categoria. Mas notamos que o boom nesse segmento aconteceu em 2004, quando o consumidor passou a se preocupar mais com a procedência do café que bebia."
Com um grão de origem arábica, maiores e mais achatados, o café gourmet ou especial é diferenciado do tradicional (conilon), pois é tratado sob condições especiais de clima, solo e técnicas de manejo, também há diferenciação quanto à moagem e o ponto de torra, responsável pelo aroma a ser extraído na água. A embalagem também apresenta diferenciação, pois geralmente, possui uma válvula de aroma, e é embalado com nitrogênio, o que garante que os grãos não percam as características naturais, processo conhecido também como oxidação.
Para Branco Peres, este tem sido o melhor momento do café gourmet. "Sem dúvidas o café especial veio para ficar, além de trazer inovação ao mercado, garante sofisticação e valoriza ainda mais o produto no país."
O resultado de tantos cuidados e processos especiais, é uma bebida premium, que possui aroma, cor e sabor intensos, pois oferece graus diferentes de acidez, doçura e corpo. Além de não conter nenhuma impureza, ou grãos de origens variadas, o que é comum nos cafés tradicionais. Por todas estas razões este tipo de café, possui valor diferenciado e pode custar em média R$ 38 o quilo. O mercado de café gourmet representa hoje 5% do consumo nacional de grãos e cresce em média de 15 a 20% ao ano.
Sobre o Café do Centro
O Café do Centro é uma das principais torrefadoras de Café Gourmet e Especial do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum. Em 1995 o Grupo de agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio.
Além do café gourmet, a empresa é a única em solo nacional a disponibilizar todos os grãos de origem arábica – um tipo mais requintado, com blends diferenciados - de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com uma carteira de cerca de 3.000 clientes, o Café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente em lugares sofisticados, como Due Coucchi, Le Caserole e KAÁ.
Serviço:
www.cafedocentro.com.br