Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aumento nas vendas

Procon de Londrina orienta consumidores e comerciantes sobre compras de Natal

Redação Bonde com N.Com
15 dez 2025 às 18:37

Compartilhar notícia

Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon Londrina reforça informações essenciais para os consumidores aproveitarem as compras de Natal e de fim de ano com mais segurança e tranquilidade. Além disso, o órgão intensifica ações de orientação junto ao comerciantes, para promover boas práticas, reduzir conflitos de consumo e fortalecer a confiança entre clientes e estabelecimentos.


Por conta do aumento do volume de anúncios nessa época do ano, seja em lojas físicas ou no ambiente digital, também há mais chances de dúvidas, problemas e até tentativas de golpes. Os consumidores e comerciantes devem ficar atentos e estarem informados, para não terem contratempos e aproveitarem um Natal mais seguro.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


PESQUISAR É FUNDAMENTAL


O Procon Londrina destaca alguns pontos importantes. A primeira indicação é para que os compradores pesquisem bem antes de adquirir quaisquer produtos, observando sempre preços, prazos de entrega e reputação das lojas.

Publicidade


Planejar os gastos e estabelecer limites de orçamento é uma forma de evitar compras impulsivas ou que gerem impactos financeiros indevidos. Da mesma forma, é prudente verificar a credibilidade e preferir comércios com boa avaliação e histórico de atendimento.


GUARDAR COMPROVANTES

Publicidade


Segundo o diretor executivo do Procon-LD, Bruno Lopes, outra dica é para que os consumidores guardem seus comprovantes, entre notas fiscais, e-mails de confirmação e capturas de tela que possam ajudar em eventuais pedidos de troca ou reclamações. “Isso dá maior respaldo para quem compra, facilitando as solicitações e desdobramentos, seja com as lojas ou junto ao próprio Procon-LD.


Nesse sentido, também orientamos que as pessoas, antes de fazer as compras, conheçam as políticas de troca e devolução, já que cada estabelecimento pode possuir regras diferentes. É importante que isso esteja no planejamento de compra”, enfatizou.

Publicidade


LOJAS VIRTUAIS


Lopes informou que a maior parte das reclamações registradas junto ao Procon-LD no período do Natal se refere a produtos avariados ou vencidos, problemas no prazo de entrega e golpes. “A grande maioria da demanda vem de situações envolvendo lojas virtuais, com estimativa de 70% a 80% do volume total, aproximadamente”, mensurou.

Publicidade


ATENDIMENTO DOS LOJISTAS


Equipes de fiscalização do Procon-LD está visitando estabelecimentos em áreas de grande fluxo de pessoas, incluindo o comércio da área central. O foco das ações são as boas práticas de atendimento ao consumidor, a clareza e transparência na comunicação de preços e descontos, bem como a correção de etiquetas e informações de validade, e ainda o esclarecimento sobre direitos e deveres nas relações de consumo.

Publicidade


Bruno Lopes acrescentou que as atividades dessa natureza visam reduzir conflitos, fortalecer a confiança entre consumidores e estabelecimentos. “Essas orientações ajudam a garantir um ambiente de compra mais justo e eficiente durante o Natal. Mais de 60 estabelecimentos já foram visitados e o trabalho prosseguirá até a semana do Natal”, concluiu.


CONTATOS E ATENDIMENTOS

Cadastre-se em nossa newsletter


O atendimento ao público segue em funcionamento para esclarecer dúvidas, registrar reclamações e oferecer suporte em questões relacionadas a compras, produtos ou serviços. Em caso de problemas ou para obter mais informações, o consumidor pode acionar o Procon-LD pelos telefones 151 e (43) 3372-4824. Há ainda o e-mail [email protected]

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas