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Crescimento

Sem divulgar números exatos, Londrina EC diz ter triplicado sócios-torcedores

Matheus Camargo - Especial para a Folha
08 mar 2025 às 10:55

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Gustavo Oliveira/LEC
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O Londrina viu seu plano de sócio-torcedor ganhar força em 2025 e triplicar em relação ao que era praticado no ano passado. Por decisão estratégica, o LEC não confirma quantos torcedores já fizeram a aquisição do plano, mas a curva é de crescimento semana após semana, segundo informou Natália Cotrim, gerente de comunicação e marketing do time alviceleste, em entrevista à FOLHA.


“Por questão de estratégia comercial não estamos falando os números, mas isso faz parte de um planejamento. O que temos é um crescimento contínuo desde o lançamento do plano. É uma curva crescente, não estamos em uma fase de estagnação. Esse número cresce semana a semana, e há um movimento muito forte por parte da torcida, especialmente pela percepção de valor. O torcedor está deixando de comprar ingresso avulso e optando cada vez mais pela associação”, destacou.

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O novo sócio-torcedor do Londrina ganhou força por conta da atuação da equipe em campo, e também pelo preço de entrada. O plano Curva Pé Vermelho tem o valor de R$ 15 e tem sido o mais vendido pelo clube. No mês de março, por exemplo, o LEC entrará em campo como mandante no máximo três vezes - caso chegue à final do Campeonato Paranaense -, portanto, cada ingresso de arquibancada do estádio do Café custaria R$ 5 ao torcedor.


VGD cheio

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Para o planejamento do clube, o estádio que o LEC atuará fará diferença no sucesso do sócio-torcedor. Isso porque, no VGD, a taxa de ocupação será maior que no estádio do Café por conta da capacidade menor de público. O plano do clube é todo dividido para jogos no estádio da área central.

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“O VGD permite uma setorização diferente do Estádio do Café. O plano considera os sócios no VGD, enquanto no Café há uma adaptação para essa realidade. Quando analisamos a curva de vendas, passamos pelas fases de crescimento, maturação e estagnação. Estamos ainda na fase de crescimento. Está funcionando tão bem que temos uma média sólida de novas adesões semanais. A campanha do time em campo ajuda bastante, impulsionando o sócio-torcedor, principalmente em vésperas de jogo e no pré-jogo, quando vemos os números crescerem”, indicou a gerente de comunicação do LEC.


O LEC trabalha com a possibilidade de verificação da operação de jogo caso o número de sócios-torcedores se aproxime da lotação dos setores no VGD. O conhecido “check-in” é utilizado por clubes como Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Fortaleza, entre outros, e trata-se de uma confirmação do sócio, que deve comprovar sua ida à partida para assegurar seu lugar no estádio.

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Além do já citado Curva Pé Vermelho, por R$ 15 mensais, o LEC também comercializa os planos Arquibancada Caçula Gigante, por R$ 30, o Social Ouro Verde, por R$ 60, o Cadeira VIP, por R$ 150, além do Kids Tubarãozinho, para crianças que entrarem acompanhadas dos responsáveis, por R$ 15. Todos os planos dão direito a uma camisa oficial do Londrina Esporte Clube.


No Café

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Em campo, o LEC segue sua preparação para a sequência do Campeonato Paranaense e, neste sábado (8), às 10h, vai realizar um jogo-treino contra o PSTC, no estádio do Café. A atividade não será aberta. O Tubarão está garantido na semifinal e aguarda o vencedor de Operário x São Joseense que se enfrentam neste domingo (9), em Ponta Grossa.

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Ainda no domingo, o Coritiba enfrenta o Maringá, no Couto Pereira, e precisa reverter uma desvantagem de dois gols. Neste sábado (8), o Athletico recebe o Azuris na Ligga Arena, e quem vencer se classifica para a semifinal contra o classificado de Coritiba e Maringá.


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