Futebol

Londrina fica fora da Copa Truck às vésperas de obra milionária no autódromo

21 nov 2025 às 17:34

A divulgação do calendário oficial da Copa Truck 2026 trouxe a sentida ausência de Londrina, que fica fora da principal competição de caminhões do país pela primeira vez desde 2021. O anúncio ocorre quase simultaneamente ao governo do Estado confirmar um investimento de R$ 29 milhões para modernizar o autódromo internacional Ayrton Senna e o kartódromo municipal Luigi Borghesi, um contraste que recoloca em debate a atual condição da estrutura e seu espaço no calendário nacional.


A Copa Truck, que divulgou seu calendário antecipadamente com nove etapas em nove estados diferentes, incluiu estreias em Chapecó, Cuiabá e Brasília, mas deixou Londrina de fora. A cidade vinha mantendo presença contínua desde 2022, chegando a receber duas etapas em 2025. Agora, pela primeira vez em quatro anos, não terá nenhuma prova na temporada.


A ausência soma-se a outra lacuna importante: Londrina não recebe uma etapa da Stock Car, principal competição do automobilismo brasileiro, desde 2019. Assim, 2026 será o primeiro ano em muito tempo sem as duas principais categorias do automobilismo brasileiro no Autódromo Ayrton Senna.

Fórmula Truck

Se a Copa Truck, que hoje se apresenta como a principal categoria de corridas de caminhões do país, deixou Londrina fora do calendário de 2026, a Fórmula Truck, tradicional competição do segmento, confirmou que seguirá na cidade no próximo ano. A etapa londrinense será a sexta da temporada, programada para ocorrer entre 31 de julho e 2 de agosto.


O ponto que chama a atenção é a redução no número de provas em relação a 2025. Neste ano, Londrina recebeu duas etapas da Fórmula Truck: a 2ª, disputada em 13 de abril, e a 8ª, penúltima da temporada, realizada em 19 de outubro. Para 2026, portanto, apenas uma corrida está prevista no autódromo Ayrton Senna.

Investimento

O governo do Paraná, por meio do Paraná Cidades, liberou R$ 29 milhões para a recuperação do pavimento, reforma de boxes, torre de controle, áreas técnicas, paddock e demais estruturas. O projeto inclui também melhorias no Kartódromo, que será ampliado para receber competições sul-americanas.

O autódromo apresenta defasagens funcionais e de segurança que comprometem sua competitividade. Desde 1992, quando foi inaugurado, o espaço não passa por reformas significativas ou qualquer modernização.


“Ao considerar que as obras somam cerca de R$ 30 milhões, apenas uma etapa (de Stock Car) já seria suficiente para pagar todo o investimento, sem contar o impacto econômico trazido por outras modalidades, como Copa Truck, Fórmula Truck e a Nascar, que movimentam hotéis, restaurantes, serviços e o comércio local”, destacou o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, sobre como o investimento pode trazer de volta as principais competições do automobilismo nacional a Londrina.

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