Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Mais luvas

Corinthians encaminha acordo de R$ 1,1 bilhão com Liga Forte União por direitos de TV

Luciano Trindade e Gabriel Vaquer - Folhapress
28 jun 2024 às 10:15

Compartilhar notícia

- Reprodução/Corinthians TV
Publicidade
Publicidade

O Corinthians tem encaminhado um acordo com a LFU (Liga Forte União) para a venda de seus direitos de televisão do Campeonato Brasileiro em um contrato R$ 1,1 bilhão por de cinco anos (2025-2030), cerca de R$ 220 milhões por ano, mais luvas (bônus pela assinatura do vínculo).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'

Imagem de destaque
Eliminatórias

Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas

Imagem de destaque
Em baixa

Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel

Antes de anunciar o acerto, a negociação ainda precisa ser aprovada pelo CORI (Conselho de Orientação) do clube paulista. O presidente corintiano, Augusto Melo, já convocou uma reunião para tratar do assunto.

Publicidade


A negociação avançou nas últimas horas em meio à escalada da crise no Parque São Jorge, dentro e fora de campo. Enquanto o time está na zona de rebaixamento do Nacional, a diretoria tem convivido com uma série de problemas extracampo. O mais recente foi uma invasão da torcida nesta quinta-feira (27), quando membros da principal torcida organizada do clube invadiram o CT do Parque Ecológico e, depois, fizeram o mesmo na sede social da equipe, onde tiveram um encontro com Augusto Melo.


A polícia precisou ser chamada para garantir a segurança do dirigente e dos demais funcionários do time. Em nota, o clube repudiou a ação. "Por sempre ter estabelecido um diálogo aberto e idôneo com todas as torcidas organizadas do clube, a diretoria repudia veementemente os atos de hoje".

Publicidade


A Liga Forte União é o grupo que reúne Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em divisões inferiores.


As tratativas envolvendo os direitos de transmissão do grupo são intermediadas pela Livemode, uma agência de marketing e produtora.

Publicidade


A empresa tem adotado uma tática diferente para negociar as propriedades comerciais do bloco. Em vez de comercializar todos os direitos com um único grupo como fez a Libra -da qual fazem parte times como Flamengo, Palmeiras e São Paulo–, tem como ideia criar pacotes de jogos para oferecer a emissoras e plataformas de "streaming".


No entendimento do grupo, dessa forma, seria possível arrecadar valores mais altos do que os alcançados pelo modelo adotado pela concorrente. Até o momento, nenhum pacote foi comercializado.

Publicidade


"O foco da LFU é a maximização das receitas dos jogos envolvendo seus clubes como mandantes, além da valorização de longo prazo do produto. O PPV ['pay-per-view'] é uma das opções e será comparado com as demais pela LFU para se chegar à melhor solução", afirmou o bloco de clubes em nota.


A equipe do Parque São Jorge também negociou com a Libra, mas não chegou a um acordo com o bloco, que já tem um contrato assinado com a TV Globo.

Publicidade


Além dos dois blocos, a agência de marketing esportiva Brax foi outra que apresentou uma proposta, com um valor acima de R$ 200 milhões por ano.


Desde o início de seu mandato, Augusto Melo afirmou que fecharia um acordo nos primeiros meses do ano, mas, diante das ofertas e de sua promessa à torcida de buscar o maior valor possível, arrastou as negociações ao longo de todo o semestre.

Publicidade


A demora chegou a causar uma irritação nas partes interessadas nos direitos do clube, sobretudo a Libra, pois a situação estava prejudicando a busca da TV Globo por parceiros comerciais para a competição. A presença do Corinthians em um pacote muda a forma de vender o certame nacional para anunciantes.


Hoje estão na Libra -e têm acerto com a Globo- os seguintes clubes da primeira divisão nacional: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Vitória, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. Outras 11 formam a Liga Forte União, que ainda não tem acordo de TV.


Sem o Corinthians, a Globo também vê sob risco o modelo de negócios do Premiere, seu serviço de pay-per-view do Campeonato Brasileiro.


Atualmente, o serviço de "pay-per-view" do Grupo Globo tem como pilar a oferta de 361 das 380 partidas do campeonato –não há acordo do Athletico Paranaense com o Premiere-, com aproximadamente metade dos jogos exibidos exclusivamente –geralmente, são cinco por rodada.


Mantido o cenário que no momento se desenha para 2025, o Premiere só teria a garantia de um jogo exclusivo a cada duas rodadas. A situação dependeria do cruzamento dos times e de quais deles seriam os mandantes a cada jornada, porém, de qualquer maneira, seria uma queda brusca.


No acordo celebrado entre Globo e Libra, com duração de cinco anos (2025 a 2029), incluindo direitos de transmissão em TV aberta e fechada, está previsto o pagamento de R$ 1,3 bilhão por ano, num total de R$ 6 bilhões pelas cinco temporadas.


Além desses valores, é descrito um repasse para os clubes de acordo com o faturamento do Premiere, que não está especificado no contrato justamente porque a emissora ainda não consegue prevê-lo. As partes tratam esse pagamento como um valor extra.


Imagem
Presidente do Corinthians prevê R$ 60 mi para cumprir promessa de reforços
O atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, prevê a entrada de pelo menos R$ 60 milhões para honrar sua promessa de reforços.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade