Cinco meses antes da estreia da 13ª temporada de A Fazenda, a Record já está sentindo os efeitos do interesse do mercado publicitário por reality shows. Prevista para estrear em setembro, a atração já garantiu três patrocinadores.
O plano comercial do programa prevê inserções na TV aberta, bem como no canal de notícias Record News e no portal da emissora na internet. O valor de tabela é de R$ 99,6 milhões. Já toparam participar as marcas Americanas, Unilever e Banco Original. Esta última já anunciou na atração no ano passado.
"Fecharmos acordos com essa antecedência é muito gratificante e razão de orgulho às áreas comercial e de programação da Record TV", disse o vice-presidente comercial, de marketing e multiplataforma do grupo, Walter Zagari, em comunicado à imprensa. "Mesmo inseridos em uma realidade atípica, é um resultado extremamente satisfatório e comprova que estamos no caminho certo quanto ao direcionamento das nossas estratégias de programação e de comercialização."
"Afirmo, com certeza, que A Fazenda 13 proporcionará três meses de enorme visibilidade e repercussão, on e off-line, repetindo, ou até superando, o desempenho da edição passada", afirmou. "O gênero reality, junto às novelas, ao jornalismo e à linha de shows, passou a assumir total protagonismo na composição do faturamento da Record TV. A Fazenda, com sua trajetória de sucesso, entrará em sua 13º edição com total êxito comercial e inúmeras oportunidades de integração das marcas ao seu conteúdo, que poderão ser exploradas durante sua exibição."
Na Grande São Paulo, principal mercado do país, a 12ª edição de A Fazenda, vencida por Jojo Todynho, liderou a audiência por 2.468 minutos (ou mais de 40 horas), segundo dados da Kantar Ibope. O programa também teve boa repercussão nas redes sociais, entrando na lista dos assuntos mais comentados da internet durante todo o período de exibição.
A Record afirma que recebeu mais de 9,1 bilhões de votos do público ao longo da temporada passada. Além disso, conteúdos relacionados ao programa geraram mais de 6,8 bilhões de vistas na página do programa.