Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Talentos do acordeão confraternizam em Curitiba

Agência Estado
25 fev 2010 às 15:17

Compartilhar notícia

Renato Borghetti
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um timaço de mestres do acordeão vai se reunir amanhã, sábado e domingo em Curitiba. Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Renato Borghetti, Luciano Maia e Alessandro Kramer se encontrarão para confraternizar, como eles próprios definem o show. E quem vai sair ganhando é o público, convidado a participar da festa desses artistas que, vira e mexe, estão encantando plateias também no exterior, principalmente na Europa.

O objetivo do quinteto nesse encontro, além de se divertir, é pôr em evidência o acordeão, tanto para manter tradições quanto para abrir espaço para que outros músicos possam mostrar seu trabalho. Segundo Borghetti, a ideia também é aproximar distâncias por meio da música.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


As palavras dele encontram eco em Luciano, para quem o forró (típica dança nordestina) se parece com o vanerão (típica dança gaúcha). "Acontece a mesma coisa com o folk, com a valsa. A diferença é apenas o nome", diz. A diferença pode ser apenas o nome, mas Borghetti, regionalista como a maioria dos gaúchos, afirma: "Gaúcho tocando forró sempre acaba virando vanerão". Dominguinhos concorda ironizando: "O que eles (gaúchos) menos tocam é forró".


É com esse clima animado que os músicos vão receber o público, que, segundo Luciano, vai ter que se esforçar para ficar sentado. No palco, a promessa é de muita energia e música de alta qualidade.

Publicidade


O show apresenta um repertório do cancioneiro popular e das grandes músicas do acordeão. Haverá a junção do clássico com o improviso, do nativismo com o contemporâneo, do Sul com o Nordeste e a variação entre solos, duos e o encontro dos cinco artistas. Uma das surpresas é que Oswaldinho vai tocar com um acordeão digital. No fim do ano passado, eles apresentaram esse mesmo show em Brasília. Resultado: foi preciso sessão extra.


E se a máxima de que tudo feito com prazer é mais bem realizado, não será diferente nos três dias de espetáculo na capital paranaense. Os cinco fazem questão de deixar claro o quanto estão orgulhosos em participar desse encontro, mesmo sendo de gerações diferentes. Dominguinhos e Oswaldinho são praticamente os precursores desse instrumento musical, Borghetti situa-se em uma faixa intermediária e Luciano e Alessandro são os representantes da nova "cara" do acordeão. "Sou completamente fã desses músicos", admite Alessandro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Teatro da Caixa
Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba
De 26 a 28 de fevereiro
Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas