A Orquestra Sinfônica do Paraná faz seu penúltimo concerto do ano neste domingo, às 10h30, no grande auditório do Teatro Guaíra, sob a regência do húngaro Janos Acs, maestro dos tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras. No programa, três peças de compositores europeus: o húngaro Zoltán Kodály, com Danças de Galanta; o italiano Ottorino Respighi, com Fontes de Roma, e o tcheco Leopold Antonín Dvorák, com Sinfonia nº 5, Novo Mundo.
O maestro Janos Acs é regente convidado de diversas orquestras e titular da Orquestra Sinfônica da Hungria e da Orquestra de Câmera da Hungria e, ainda, dos três maiores tenores do mundo: Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras. "Eles são três personalidades fortes e muito diferentes. Pavarotti é a voz. É o máximo, o primeiro. Plácido Domingos é a perfeição na música, na composição, e Carreras é só coração. Entre os três eu sou só razão e harmonia para casar todos em uma só idéia", conta o maestro.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os ensaios da Sinfônica do Paraná estão sendo realizados todas as manhãs no Guairão. Janos Acs mostrou-se entusiasmado já no primeiro dia de trabalho. "Kódaly é um compositor muito difícil e eu fiquei surpreso com a maneira competente e profissional que os músicos da Orquestra tocam. Eles são muito preparados, disciplinados e gentis", diz o maestro.
No próximo ano, Janos Acs vai levar como convidados, para a Orquestra de Câmara da Hungria, a filha de Camargo Guarnieri, Tânia, e o seu marido, o maestro Alessandro Sangiorgi, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, para um concerto de músicas brasileiras.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Quando: domingo, dia 8, às 10h30
Onde: grande auditório do Teatro Guaíra
Ingressos: R$ 5,00