No palco do Guairão, uma das obras mais importantes de Beethoven, a Nona Sinfonia, será apresentada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, Coral Nova Philarmonia e os solistas Kalinka Damiani, Denise Sartori, Miguel Geraldi e Alexandre Trovon. Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a apresentação acontecerá nos dias 5 e 6 às 20h30, no Guairão, abrindo a temporada de 2007 da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria e pela internet, com desconto até o dia 5 pelos seguintes preços: R$ 30,00 (platéia), R$ 20,00 (primeiro balcão) e R$ 10,00 (segundo balcão). Após essa data, os preços serão R$ 40,00 (platéia), R$ 30,00 (primeiro balcão) e R$ 20,00 (segundo balcão). Portadores do Cartão Teatro Guaíra têm terão 50% de desconto.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
A Nona Sinfonia, a mais popular das obras de Beethoven, é considerada um hino universal das aspirações de paz e fraternidade. Concluída em 1824, quando o compositor já havia perdido sua audição, representa um marco na evolução musical da época. O teor dramático da composição aliado às vozes do coral, que pela primeira vez foram incluídas numa sinfonia, dão dimensões excepcionais à obra.
Desde a sua estréia, em 7 de maio de 1824, em Viena, a Nona Sinfonia foi considerada uma das obras mais belas e enigmáticas. O final foi inspirado no poema "Ode à Alegria", do dramaturgo alemão Friedrich von Schiller (1759-1805), que exaltava a liberdade e a fraternidade.
A perfeição da sinfonia não se perdeu no tempo, hoje com 183 anos, é patrimônio da humanidade. A obra passou a fazer parte da "Memória do Mundo", por ser considerada um legado de entendimento entre os povos, no dia 12 de janeiro de 2003, numa cerimônia realizada no mesmo local da sua primeira audição, no Teatro Kärntnertor, em Viena, com a participação de jovens cantores de 40 países.