Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Domingo de manhã

Sinfônica do Paraná interpreta Villa-Lobos no Guairão

Redação Bonde
03 abr 2004 às 17:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pianista Amaral Vieira será o solista do concerto que a Orquestra Sinfônica do Paraná neste domingo, dia 4, às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com regência do maestro Roberto Tibiriçá.

Amaral fará a apresentação de sua composição, O Alvorecer do Século da Humanidade, escrita em 1991 para a cerimônia de inauguração do piano Yamaha, doado ao Museu de Arte de São Paulo pelo Museu de Arte Fuji de Tóquio.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


Originalmente escrita para piano solo, a obra foi expandida no mesmo ano numa versão para piano e orquestra, que o público terá a oportunidade de conhecer neste concerto.


A Orquestra toca ainda duas obras fundamentais de Villa-Lobos, O Trenzinho Caipira e Chorus N.º 6. Esta última peça faz parte de uma série que o compositor criou ao longo da década de 1920, conhecida de o ciclo dos Choros, obras que, segundo o autor, representavam uma nova forma de composição musical brasileira indígena e popular, tendo por elementos principais o ritmo e qualquer melodia típica de caráter popular. O ciclo é constituído de 14 choros.

Publicidade


O solista - Segundo a crítica especializada do Brasil e de outros países (ele atualmente trabalha no Japão), Amaral Vieira é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração.


Suas realizações fonográficas como compositor e intérprete contam com 94 títulos, apresentando um repertório imenso, com ênfase para Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras.

Publicidade


Ele estudou no Brasil com Souza Lima e Artur Hartmann, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris, onde foi orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen.


É diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, e foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres.

Publicidade


O maestro - Roberto Tibiriçá é tido hoje como um dos maiores intérpretes de Villa-Lobos, foi discípulo do maestro Eleazar de Carvalho e venceu por duas vezes o Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, passando a ser seu principal regente.


Eleito pela crítica do Rio de Janeiro como o Músico do Ano de 1995, Tibiriçá apresentou ao público carioca várias primeiras audições, tais como a 2a. Sinfonia e as Danças Sinfônicas, ambas de Rachmaninoff e a ópera The Rape of Lucretia, de Benjamin Britten, além de várias obras de autores brasileiros, inclusive a gravação do CD em Homenagem ao Papa João Paulo II com obras inéditas de vários compositores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Data: 04 de abril, domingo
Horário: 10h30
Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Endereço: Praça Santos Andrade, s/nº
Ingressos: R$ 10,00
Regente: Roberto Tibiriçá
Solista: Amaral Vieira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas