O governador Roberto Requião disse na noite desta sexta-feira, na abertura do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que a segunda edição do evento e a CineTVPR (Escola Sul-Americana de Cinema e TV do Paraná) estão alçando o Estado na condição de pólo de produção cinema na América Latina.
"É a vocação cosmopolita do Paraná. É o Paraná abrindo suas portas para o Brasil e para o mundo. Nós estamos retomando as produções cinematográficas. O Paraná vibra com isso, e mostra ao Brasil que o eixo cultural está se deslocando de São Paulo e do Rio para Curitiba", disse Requião.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
"Temos (na segunda edição do festival) figuras mais representativas do atual cinema brasileiro. É o júri formado por cineastas, diretores, produtores, atores e atrizes. São 25 produções, entre curtas e longas, que serão mostradas durante o período desse nosso festival. É fantástico", completou.
Durante a abertura do festival foram anunciados que dois curitibanos, os cineastas Marcos Jorge e Werner Schumann foram premiados, respectivamente, no Festival Internacional de Cinema do Rio e no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian (Espanha). "Estômago", filme de Marcos Jorge, recebeu quatro prêmios, entre eles de melhor direção e do voto popular no Rio Cine Festival. E Schumann - com "Sol da Neblina" - recebeu o prêmio TVE Awards no Festival Internacional de San Sebastian.
"É a prova da capacidade dos paranaenses e mostra ainda que estamos no caminho certo com a Escola de Cinema e TV do Paraná. É um passo e mais um espaço para as produções paranaenses. O Estado também apoiado e incentivado as produções cinematográficas", disse o governador.
AEN