Shows & Eventos

Projeto quer aumentar acesso à cultura

26 dez 2006 às 11:20

O Ministério da Cultura pretende aumentar o acesso dos brasileiros à cultura em 2007 por meio do Tíquete Cultura. A proposta está inserida no Programa de Cultura do Trabalhador Brasileiro.

A idéia é que o programa funcione nos mesmos moldes do tíquete alimentação, patrocinado pelas empresas e largamente aceito pelo mercado. Os trabalhadores receberiam das empresas um tíquete a ser trocado por um livro, uma entrada de cinema, peça de teatro ou espetáculo de dança. As informações são da Agência Brasil.


Segundo o secretário executivo do MinC, Juca Ferreira, as empresas que decidirem oferecer o tíquete aos funcionários poderão descontar o valor do Imposto de Renda devido.

De acordo com Ferreira, o Brasil vivencia um "apartheid cultual". "Menos de 10% dos brasileiros vão pelo menos uma vez por ano ao cinema e os que vão sistematicamente não chegam a 5%. As tiragens de livros são de apenas 5 mil exemplares, para um país de 180 milhões de habitantes", enumera ele. "O povo brasileiro, na sua maioria, não tem acesso à cultura, a não ser através da televisão e mesmo assim de forma precária, como forma de matar o tempo."


Continue lendo