O curador da exposição Tomie Ohtake na Trama Espiritual da Arte Brasileira, Paulo Herkenhoff, e a professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Yoshiya Nakaqawara Ferreira, farão palestra gratuita no MON (Museu Oscar Niemeyer), na quinta-feira (01), às 19h.
Os dois profissionais e profundos conhecedores da arte de Tomie irão falar, respectivamente, sobre a concepção da exposição em cartaz no museu e sobre a produção artística de Tomie sob a ótica das culturas japonesa e brasileira.
Pela positiva recepção do público à exposição de Tomie, o MON prorrogou a mostra até o próximo dia 08 de julho, prevista inicialmente para terminar no dia 27 de junho. A professora Yoshiya pretende utilizar como fio condutor o "entendimento da arte de Tomie na tradição oriental transmigrada para o ocidente".
A artista - A artista cruzou continentes, de Kioto (Japão) a São Paulo (Brasil), para concretizar uma obra que se tornou fundamental no processo da arte brasileira da segunda metade do século XX. Em 1939, a artista vem ao Brasil com o único propósito de visitar o irmão em São Paulo.
Por motivo de guerra, teve que permanecer no país, onde constituiu sua família. Tomie iniciou seu trabalho aos 40 anos, nas horas vagas de uma dona-de-casa. A partir daí, traçou seu caminho "criativo e profundo" no cenário das artes.
Leitora assídua do filósofo Daisetz Suzuki, que divulgou a disciplina Zen no pós-guerra, Tomie acabou por incorporar alguns desses conceitos orientais na própria vida e no método de produzir arte. Em sua trajetória, Tomie Ohtake integrou-se ao ambiente cultural do país e adotou a cidadania brasileira.
Serviço:
Palestra sobre produção artística de Tomie
Data: 01/07, às 19h
Local: auditório MON (Museu Oscar Niemeyer)
entrada gratuita
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 350-4400
AEN