Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficina de circo do Filo faz a alegria das crianças

Karla Matida
08 mai 2004 às 13:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até esta sexta-feira, cerca de 200 crianças terão passado pelo primeiro módulo da Circo Oficina, um dos Projetos de Maio do Filo. O objetivo, segundo Sergio Oliveira, do Aerocircus, ''é despertar o interesse pela arte do circo''. Se depender das carinhas de satisfação vistas durante toda a tarde de quarta-feira, os organizadores já podem comemorar.

Durante o Filo, irão acontecer quatro oficinas direntes. A de acrobacia começou na terça-feira e vai até sexta. O encerramento oficial acontece no sábado, às 17 horas, com uma apresentação do Aerocircus, trupe londrinense que há sete anos se dobra e desdobra em acrobacias. ''Seguimos a linha do circo mais contemporâneo'', explica Oliveira.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


''Cada dia recebemos uma turma diferente. Na terça-feira vieram 35 crianças de 5 a 8 anos, na quarta, quase 50 crianças de 7 a 16 anos'', segundo o coordenador da oficina. ''É uma oportunidade da criança ver e sentir o circo'', diz.


Apesar das aulas cerca de três horas por dia acontecerem no galpão, o final da tarde reserva uma visita à lona propriamente dia, que ainda está sendo preparada para a apresentação de sábado.

Publicidade


''Toca muito a criança entrar naquele espaço'', conta Oliveira. ''O brasileiro é muito ligado à lona de circo. Quando Orlando Orfei chegou da Europa e quis se apresentar em ginásios de esportes, alguém o avisou disso'', lembra o coordenador.


''Antes o ofício circense era passado de pai para filho, hoje não mais'', diz Oliveira. Para que a tradição não acabe, está se criando uma metodologia de ensino do circo. ''No segundo semestre iremos lançar a escola municipal de circo, aqui neste espaço em parceria com a Rede de Cidadania (lona instalada na Av. Higienópolis). O curso irá durar três anos para um grupo de 20 a 30 alunos a partir de 13 anos'', avisa o coordenador.


Durante a oficina de acrobacia, assim que as crianças chegam vão logo descobrindo o que é o Filo e também o porquê da oficina ter apenas um dia. Depois o grupo é dividido em quatro turmas que ficam fazendo rodízios entre as aulas de cama elástica, trampolim, pirâmide humana e acrobacias.

Cadastre-se em nossa newsletter

''De tudo, gostei mais do mini-tramp (uma mistura de trampolim com cama elástica). Não gostei de ser a base da pirâmide. Machuca'', dizia ontem Giovani dos Santos, de 12 anos, morador dos Campos Elíseos. Depois de pouco mais de duas horas de dicas e aprendizados, o garoto garantia que levava ''jeito para o circo''.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas