Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O espírito natalino sob a ótica artística

Liliana Onozato - Folha de Londrina
15 dez 2006 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dez dias do Natal, inicia em Londrina a exposição que irá retratar através de imagens e cenários o acontecimento ícone desta data: o nascimento de Cristo. ''Religação Santaria Presepada'' apresenta obras dos artistas plásticos Eduardo Tadeu e Jacqueline Almada que, em harmoniosa parceria, são norteadas pelo contexto natalino.

São 12 peças que se apresentam em forma de relicários, bonecos, cartões, pinturas, desenhos e gravuras - que estarão a venda -, além de um presépio maior confeccionado em material reciclado pelos participantes da Oficina de Presépios, ocorrida no Museu de Arte de Londrina, este ano.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


Para Jacqueline, a grande maioria das pessoas acaba perdendo o verdadeiro sentido das coisas. ''Essa história dos presépios retoma o nascimento de Cristo, lembrando que isso é o mais importante, que esse é o grande motivo da festa'', pontuou.


Outro aspecto relevante da exposição está nos materiais reciclados utilizados na elaboração dos presépios. De acordo com Tadeu, um projeto com essa configuração é uma alternativa de incentivar o reaproveitamento de sucatas. ''Nessa civilização contemporânea sobra tanta coisa, tanto subproduto que ocupa espaço de vida, que algo precisa ser feito com isso. Claro que não vai solucionar o problema, mas um pouquinho que cada um fizer já ajuda'', disse. Tadeu vai além e provoca: ''Juntando uma coisa a outra, o problema do lixo com o espírito natalino, me parece muito cristão reciclar, como se fosse uma forma de redimir a humanidade, mesmo que seja uma pretensão absurda''.

Publicidade


Jacqueline revela que conheceu Tadeu durante a última edição da Festa Nordestina, ocasião em que os dois estavam expondo. A artista chegou a comprar algumas peças de seu futuro parceiro e propôs que ele criasse algumas para anexá-las a seus relicários. ''Achei lindo os materiais dele e até pintei alguns. E foi assim que surgiu a idéia da exposição. O Edu até diz que a gente se complementa nesse aspecto; ele com o traço belíssimo de seus desenhos, eu com a decoração e o produto final'', disse.


Tadeu, por sua vez, complementa que está sendo muito divertido esse trabalho. ''Ela é a formatadora final da coisa e eu a usina de maluquice'', destacou.


Segundo as tradições, foi São Francisco de Assis que construiu o primeiro presépio, no século XII. A idéia do santo católico era criar um memorial do nascimento pobre e humilde do Senhor Jesus. Atualmente, o presépio é uma tradição popular, uma espécie de altar em que cada família pode reviver esse momento especial. Cada elemento de um presépio tem seu significado. A tradição diz que o Menino Jesus deve ser colocado na manjedoura à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Já os Magos, os pastores, o boi, jumento, estrela e a cidade, ao fundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Serviço:
Exposição ''Religação Santaria Presepada'', com os artistas plásticos Eduardo Tadeu e Jacqueline Almada

Abertura às 20 horas do dia 15, sexta-feira, até 31 de dezembro
Local: piso superior da Biblioteca Pública de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas