Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pintor paranaense

Museu Oscar Niemayer expõe obras de Miguel Bakun

Bonde, com informações da AEN
02 dez 2003 às 12:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 100 obras de Miguel Bakun, um dos grandes mestres da pintura paranaense, fazem parte da exposição que leva o seu nome e será inaugurada nesta segunda-feira, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer.

Paralelamente à mostra do artista paranaense, será também aberta a exposição fotográfica "Floresta Atlântica", de Carlos Renato Soares.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


Considerado um dos maiores pintores do Paraná, Miguel Bakun foi muita vezes chamado de Van Gogh paranaense pela vida trágica que teve. Suicidou-se em 1963, pobre e atormentado, utilizou uma tonalidade "ocre" em muitas de suas telas, semelhante às do famoso pintor holandês.


Sua obra, de forte apelo expressionista e marcada por uma existência mística, privilegiou paisagens suburbanas de Curitiba, marinhas, retratos e naturezas mortas.

Publicidade


Aos 15 anos, ingressou na Escola de Aprendizes da Marinha em Paranaguá. Em 1930, uma queda sofrida no navio o impossibilitou de continuar a carreira naval.


Transferiu-se então para Curitiba, onde passou a dedicar-se exclusivamente à pintura. Incentivado por Groff e Guido Viaro, passou a se dedicar profisionalmente as artes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Autodidata, estudioso dos problemas da pintura, manteve atividade artística ininterrupta, participando de grande número de coletivas e exposições como os Salões Oficiais do Clube Concórdia, nos quais obteve premiações (1947-1962).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas