O Projeto Programadora Brasil será lançado nesta segunda-feira, às 11h30, na capital paulista. A iniciativa possibilitará a exibição de recentes produções nacionais e filmes históricos em circuitos não-comerciais. Está prevista a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do secretário do Audiovisual, Orlando Senna.
Os Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva, cineclubes, escolas e universidades públicas e privadas serão beneficiados pelo programa. A iniciativa é da Secretaria do Audiovisual, da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e tem como principal objetivo democratizar o acesso ao cinema brasileiro, permitindo maior circulação dos filmes produzidos no país, além de estimular a formação de público.
O projeto, que também tem como meta a recuperação de antigos filmes brasileiros, já conta com 126 títulos, de nove décadas da produção nacional e apresentando um panorama história do cinema no Brasil. A meta do projeto é alcançar mil títulos.
Os filmes são disponibilizados em DVD, organizados em 38 programas temáticos e direcionados a públicos variados. Há documentários, filmes de ficção e experimentais, em curta, média ou longa-metragem.
O projeto inclui a publicação de revista que acompanha os DVDs e a manutenção de um endereço eletrônico, com a intenção de recuperar o pensamento crítico e fomentar o debate sobre o cinema brasileiro.
As fases de implantação e lançamento receberam recursos de R$ 1,2 milhão e o orçamento previsto para 2007 é de R$ 1,5 milhão.
Agência Brasil