Shows & Eventos

'La Bohemia' no Filo

08 mai 2004 às 14:04

Um clube para cegos é o local onde se encontram três homens com diferentes histórias, numa situação que envolve ambição, dúvidas, medos e traições. Um ambiente exclusivo, emancipado do mundo que enxerga.

Mentira ou não, é a conjuntura que os personagens escolheram para viver, acreditar e se orgulhar. Esse é o ponto de partida do espetáculo ''La Bohemia'', criação do grupo argentino que leva o mesmo nome da peça, em cartaz nesta quinta e sexta, 20 e 21 de maio, no Festival Internacional de Londrina, com apresentações às 21h30, na Casa da Cultura.


Em ''La Bohemia'', o clube para cegos tem como associados Sosa e Romero. Certa noite, Romero cego há 15 anos e muito ressentido por isso fazia propaganda pela cidade de um curso de braile que poderia reativar o clube e encontrou um interessado. IbaÀez, que acabara de perder a visão, estava disposto a pagar dez pesos pelas aulas e entrar para o clube, cuja sede é um dormitório.


Este espetáculo apresenta a cegueira como condição de vida dos personagens, sem fazer reflexões sobre a situação das pessoas que não enxergam e evitando a percepção dos que podem ver.


''Não tínhamos o interesse de falar sobre o padecimento dos cegos. Além da imagem interessante teatralmente que possibilita expressividade para os atores, essa idéia gerava uma associação temática e poética estimulante para qualquer um deles.


Queríamos contar a história a partir de um mundo autônomo e através de uma linguagem similar. Os personagens vivem essa situação dramática e narrativa de forma autônoma'', esclarece o diretor e dramaturgo Sergio Boris.


Ele conta os conflitos dos personagens, que são mesquinhos e ambiciosos, envolvem uma relação ambígua de sexualidade. ''Isso pode estar ligado a um fator de aprisionamento e não à opção sexual'', diz.


Sergio Boris explica que a montagem consumiu dois anos de ensaios, num processo colaborativo. Este primeiro trabalho do La Bohemia estreou em 2001, em Buenos Aires.



Serviço:
''La Bohemia''
Espetáculo do grupo La Bohemia, da Argentina


Data: 20 e 21 de maio
Horário: 21h30
Local: Casa de Cultura


Dramaturgia e direção: Sergio Boris.
Elenco: Dario Levy, Martín Kahan e Daniel Kargieman.
Cenário e figurino: Gabriela Fernández.
Assistente de direção: Adrián Silver.


Continue lendo