O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lançou nesta segunda-feira no Museu da República, no Rio, o Programa República e Brasilidade. O objetivo da iniciativa, segundo o ministro, é integrar os museus e transformá-los em realizadores de eventos, e não apenas guardiões de acervos.
O ministro quer que toda a população, inclusive a de baixa renda, tenha acesso aos museus. "É preciso que o projeto seja traduzido em produtos disponibilizados aos vários públicos, até os menos favorecidos".
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Vão participar do projeto, no Rio, os museus da República, do Folclore,do Índio e Arquivo Nacional. Os primeiros passos para colocar o projeto em prática, segundo o diretor do Museu da República, Ricardo Vieiralves, inclui, entre outras medidas, a criação de um "Núcleo Pensante", que reúna intelectuais de todos os matizes, visando produzir ensaios que sirvam de base para debates em fóruns permanentes.