O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) chegou a Medianeira, com malabaristas, palhaços, fanfarras e pouco mais de 4 mil pessoas, que encheram de alegria o centro da cidade, na terça-feira (09). Até o próximo sábado (13), alunos e professores da rede estadual participam de oficinas ligadas às mais diversas manifestações artísticas e se apresentam nos palcos do festival, espalhados pelo centro, onde a população poderá assistir a shows de artistas profissionais e dos alunos.
Esta é a segunda etapa do Fera, de 2007, e reúne cerca de 5 mil alunos da rede pública estadual e municipal. As atividades serão realizadas na região central da cidade, na praça Ângelo Darolt, no Módulo Esportivo Teotônio Vilella, no Centro Popular de Cultura e nos colégios estaduais da região.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Para Cláudio Ribeiro, diretor de Lazer da Paraná Esporte, além de importante ferramenta pedagógica o festival traz grande incentivo à cultura no Estado. "É um instrumento extremamente eficaz e capaz de subverter os valores que a indústria cultural impõe e que sufocam as manifestações regionais e locais. Isso impede o ser humano de se manifestar através da sua arte e da sua sensibilidade criadora", disse.
Raízes – Segundo a coordenadora do Fera, Rose Lobo, o festival, que tem como tema as Raízes e Tendências Paranaenses, oferta nesta etapa mais de 60 atividades culturais e oficinas aos professores e alunos participantes. "Esperamos também a participação de toda a comunidade para assistir aos shows e apresentações nas tendas do Fera. Até sábado, a partir das 14h, haverá shows e apresentações culturais de artistas profissionais e de alunos, abertas à comunidade", convidou.
O Festival de Arte, nesta segunda etapa, reúne estudantes e professores de oito núcleos Regionais de Educação e de cerca de 80 municípios.
A solenidade de abertura contou com o show da banda Kundum Balê, do Quilombo Paiol de Telha (próximo a Guarapuava), que apresentou repertório composto por músicas afro-brasileiras e africanas como o Maculelê (Guerreiros de Bastão).