A palavra "museu" tem origem na expressão grega "templo das musas", os seres mitológicos responsáveis pela arte. Em 1977, o Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a importância dos "templos das musas" e instituiu o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.
Hoje, quase 300 anos desde a fundação do primeiro museu do Brasil (Escola Real de Ciências e Artes do Rio de Janeiro), a data é comemorada em todo o país, com atividades e exposições. Em Londrina, o Museu de Arte leva à Biblioteca Pública mostra com cinco trabalhos do artista Paulo Menten.
A exposição será aberta na terça, a partir das 9h, e vai até sexta-feira. A escolha de Paulo Menten foi decisão da diretoria do Museu de Arte, já que o artista londrinense foi homenageado com seu nome no Museu de Gravura Paulo Menten, em Campo Mourão (distante 200 km de Londrina).
As cinco obras selecionadas para a exposição comemorativa do Dia Internacional dos Museus têm temáticas sociais, como as gravuras "Mulheres", "Serra Pelada" e "Massacre da Candelária".
Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina