A população de Andirá, no Norte Pioneiro no Paraná, ganhou na noite de terça-feira um presente especial. Depois de 17 anos fechado, o Cine-teatro São Carlos, o único da cidade, foi reinaugurado, voltando a ser o grande espaço cultural da cidade. O cine-teatro passa a ter 365 lugares, um café e uma sala de exposições. A área interna foi reconstruída e o edifício recebeu modernos equipamentos, além de um novo palco, banheiros e camarins.
Restaurado pelo projeto Velho Cinema Novo, a sala foi reaberta com o filme "O Caminho dos Sonhos", de Lucas Amberg, primeiro longa do cineasta nascido em Santa Catarina, mas criado e residente no Paraná. O Cine-teatro São Carlos é o segundo entregue pelo projeto, que está recuperando 13 edifícios históricos construídos nas décadas de 30, 40 e 50 em cidades do interior do Paraná. Muitos deles estavam fechados ou eram usados como depósitos. O primeiro foi o de Morretes, no final de outubro. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, no dia 18, abrem o Cine-teatro Seminário, de Rio Negro, e o Luz, de União da Vitória. No dia 21 é a vez de Jacarezinho receber o Cine-teatro Iguaçu. Os Cine-teatros Guanabara, em Loanda, e Sete Quedas, em Guaíra, serão entregues aos municípios no dia 27. No dia 28, mais três cidades recebem seus Cine-teatros, Mauá, em Arapongas, Félix, em Apucarana, e Ouro Verde, em Londrina.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.