Shows & Eventos

Casal de Pianistas apresenta "Da Áustria à Brodway"

14 jul 2010 às 15:06

Mozart, Brahms, Chopin, Schumann e Gerswhin estão entre os compositores que o casal de pianistas Fábio e Gisele Witkowski escolheram para o concerto "Da Áustria à Broadway"- piano a quatro mãos. A apresentação, que integra a programação artística do Festival de Música de Londrina, será neste dia 15 de julho,quinta, às 18 horas, no Teatro no Zaqueu de Melo, com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00. "Depois de trocar vários emails com o Marco Antonio (de Almeida, diretor do FML), resolvemos mostrar o que nós fazemos de melhor, que é o duo pianístico", comenta Fábio.

Os pianistas vão apresentar músicas que serão executadas a quatro mãos e também peças solos. "Tentamos escolher os compositores mais representativos para o piano, que além de agradar ao público em geral, também terá um caráter pedagógico para os alunos que irão acompanhar nossa apresentação", comenta Fábio. Os pianistas também são professores de piano do FML. "Como estamos dando aulas, será uma oportunidade para os alunos verem na prática o que falamos em sala. A apresentação acaba sendo um resultado da aula", afirma.


Apesar de terem definido os compositores que farão parte do concerto, os dois afirmam que as peças que vão compor o programa ainda é surpresa. O único que os dois já têm certeza que irão tocar é "Rhapsody in Blue", de George Gershwin. "É uma peça fantástica e de um virtuosismo belíssimo", comenta Fábio. "Também é legal porque trazemos com está música parte a cultura americana", acrescenta Gisele. Mas os dois garantem que também vão incluir no repertório composições brasileiras.


Fábio e Gisele estão casados há 10 anos, neste período os dois têm tocado peças a quatro mão pelo mundo. O casal veio para Londrina diretamente de um festival de música que está acontecendo na Itália. "É um privilégio trabalhar com a pessoa que você mais gosta. Mas também é um exercício de diplomacia em tempo integral, já que cada um, como qualquer dupla, tem seus pensamentos", comenta Fábio.


Além de tocarem juntos, os dois também trabalham como professores na The Hotchkiss School, no estado de Connecticut, Estados Unidos. Ele, que mora há 18 anos nos EUA, também é chefe do Departamento de Música da escola, ela, que está lá há 15 anos, é chefe do Departamento de Piano.


Esta não é a primeira vez que os dois pianistas participam do FML. No ano passado, o casal esteve em Londrina para ministrar aulas e se apresentarem. Já Fábio havia participado do FML como aluno nas edições de 1988 e 1989, quando teve aulas de piano com o diretor artístico do festival, Marco Antonio de Almeida. "É uma prazer muito grande voltar a Londrina. Poucos festivais de música no mundo tem um público tão diverso como aqui, onde se vê desde crianças a idosos participando", comenta Fábio.

Serviço:
concerto "Da Áustria à Broadway"- piano a quatro mãos.
Pianistas: Fábio e Gisele Witkowski.
Nesta quinta-feira, dia 14 de julho.
Início: 18h.
Teatro Zaqueu de Melo –Avenida RO de Janeiro, n°:413.
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia com documento).
Venda: Teatro Ouro Verde, a partir das 11h.


Continue lendo