Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carnaval de Curitiba

Bloco Garibaldis e Sacis volta a se apresentar no domingo

Redação Bonde com PMC
25 jan 2013 às 13:29

Compartilhar notícia

Jader Rocha/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Será neste domingo (27), a partir das 16 horas, a segunda apresentação do bloco Garibaldis e Sacis. Realizada tradicionalmente nos quatro finais de semana que antecedem o Carnaval, o bloco reuniu 15 mil pessoas no domingo passado.

"O saldo foi muito positivo na área da segurança. Esperamos ter o mesmo resultado neste próximo domingo", afirmou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


Nesta semana, foi realizada uma reunião entre representantes da Prefeitura, da Polícia Militar e do bloco Garibaldis e Sacis para estabelecer uma ação integrada de todos os envolvidos nos eventos pré-carnavalescos, garantindo assim mais segurança e tranquilidade à população.


A festa, que reúne milhares de pessoas no Largo da Ordem, ao som das marchinhas de Carnaval, começou no último domingo (20) e terá mais três edições – duas no centro histórico (dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro) e uma no bairro Sítio Cercado (2 de fevereiro).

Publicidade


Além dos 40 homens destacados para atuar a cada edição do evento, em parceria com o efetivo de 60 policiais militares, a Guarda Municipal participa com quatro cães farejadores e uma unidade móvel de videomonitoramento.


"Os cães não entram na festa, mas ficam nos arredores, para ajudar a coibir a entrada de substâncias ilícitas", explica Frederico. A Guarda Municipal dá suporte também à operação pente-fino da Polícia Militar. "Não é permitido que os foliões portem garrafas, latas, tubos de spray ou objetos que possam ser usados como armas", informa.

Publicidade


Uma novidade da Guarda prevista para as próximas edições é a viatura de videomonitoramento. Na prática, a unidade móvel irá percorrer a festa capturando imagens com abrangência de 360 graus, imagens aéreas com altura de até quatro metros e zoom, o que possibilitará filmagens à longa distância.


"Estas imagens serão monitoradas pela equipe presente na viatura e também serão transmitidas em tempo real para a sede da Guarda Municipal", explica o diretor.

Publicidade


A segurança do evento conta ainda com cinco viaturas da Guarda Municipal, que fazem rondas periódicas no Centro da Cidade, e com as câmeras fixas de videomonitoramento instaladas no Largo da Ordem.

Reunião -
Convocada pela Fundação Cultural de Curitiba, a reunião para discutir a segurança do Garibaldis e Sacis teve o objetivo de dar o suporte para que os órgãos envolvidos troquem informações e ajustem seus procedimentos, segundo o superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro.


"Os eventos pré-carnavalescos têm crescido ano a ano, ganhando grandes proporções. Sabendo que a população participa e se diverte, é nossa responsabilidade fazer com que essas festividades aconteçam da melhor maneira possível", explica o superintendente.

Publicidade


Participaram da reunião, agentes da Guarda Municipal, das secretarias municipais do Meio Ambiente, Turismo, Urbanismo e de Trânsito (Setran), e do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área do centro histórico.


Também estiveram presentes, além dos coordenadores dos Garibaldis e Sacis, Luiz Nobre e Rogério Guiraud, coordenadores da caminhada Zombie Walk, Doca Soares e Flávia Nogueira. A Zombie Walk acontece pelo quinto ano consecutivo e também já é marca registrada do Carnaval curitibano.

O bloco -
Há 14 anos, o Garibaldis e Sacis resgata a tradição das marchinhas populares e dos blocos carnavalescos. A festa acontece nos quatro finais de semana que antecedem o Carnaval, no Largo da Ordem, e reúne milhares de foliões que dançam e brincam embalados pelo som do bloco.

Publicidade


Neste ano, a Fundação Cultural de Curitiba estabeleceu uma parceria com os animadores do bloco. Além de apoiar o evento em suas saídas tradicionais aos domingos, levará o grupo, pela primeira vez, a um bairro de Curitiba. A festa será no Sítio Cercado, no dia 2 de fevereiro, às 16h.


No Largo da Ordem, o bloco estará de volta nos próximos domingos (27 de janeiro e 3 de fevereiro). Como já é tradição, a cada semana os foliões brincam com um tema diferente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Confira as próximas edições:
27 de janeiro, às 16h – Garibaldis vai à praia (Com chuva ou sol "vamos a la playa");
2 de fevereiro, às 16h – Garibaldis e Sacis no bairro Sítio Cercado;
3 de fevereiro, às 16h – Garibaldis e Sacis Invertido (mulher vai de homem, homem vai de mulher).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas