O Grupo Mundaréu participa da 11ª Oficina de MPB comandando a Oficina do Boi, na qual transmite os fundamentos básicos de uma das principais tradições do folclore brasileiro, o boi-bumbá, realizado em várias regiões do Brasil. Os alunos da Oficina do Boi fazem uma apresentação, às 20h deste sábado, 25 de janeiro, em frente ao Teatro da Reitoria.
O grupo da Oficina, com 25 integrantes, apresenta o "Auto do Bumba-Boi", criado pelos alunos durante as aulas. Aproveitando o enredo básico tradicional, em que um casal perde o boi e sai em busca do animal, os alunos elaboraram um pequeno auto com toadas, instrumentos e figurinos compostos especialmente para a ocasião. São mais de 70 peças construídas, entre fantasias e bonecos. O auto também será mostrado em Almirante Tamandaré, às 8h30 do mesmo dia, e no Largo da Ordem, às 14h de domingo, dia 26.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Reunindo alunos de várias regiões, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e até do Uruguai, além de diversas cidades do interior e litoral paranaenses, a Oficina do Boi da 11ª Oficina de MPB quer atender às expectativas dos participantes, entre elas ampliar o conhecimento das diferenças culturais regionais. Com um grande número de arte educadores entre os alunos, percebe-se a procura pela arte mais genuína do povo.
O Mundaréu, formado por artistas curitibanos e uma referência na preservação e divulgação da cultura popular brasileira, nasceu em 1997, quando gravou uma faixa no CD "3º Festival da Canção da UFPR" e participou da Mostra de Música da FAP. Em 1998, estreou seu primeiro show, "Cutuca Rapaziada". Em 1999, o Mundaréu realizou uma turnê com o espetáculo "Guarnicê", fazendo apresentações no Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo gravou o CD da opereta em setembro de 2000.
Em nova série de viagens pelo Brasil, o grupo curitibano foi destaque no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, onde se apresentou para mais de 3 mil pessoas. Por duas edições seguidas da Oficina de Música de Curitiba (2002 e 2003), o Mundaréu está no comando da "Oficina do Boi" . Além disso, o grupo realiza oficinas no Conservatório de Música Popular Brasileira e mantém um núcleo de estudos sobre cultura popular.
Serviço:
Apresentação do Auto do Bumba-Boi, criação dos alunos da Oficina do Boi
21ª Oficina de Música de Curitiba - 11ª Oficina de MPB
Data: 25 de janeiro, sábado
Horário: 20h
Local: em frente ao Teatro da Reitoria
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.299 - Centro
Data: 26 de janeiro, domingo
Horário: 14h
Local: Largo da Ordem (Setor Histórico)