Quatro dos 10 livros infantojuvenis mais vendidos no País em maio são ligados ao universo dos games. Herobrine - A Lenda, de Pac e Mike, lidera a lista, com mais de 21 mil exemplares comercializados.
Os dados são do Publishnews, veículo especializado em mercado editorial, e mostram a força do gênero. Mas não é só aqui que a meninada, depois de horas jogando, mergulha nas histórias criadas por outros jogadores, que se revelam competentes escritores. O fenômeno é mundial e sem fronteiras.
Tanto que o mineiro Jim Anostu, com sua série baseada no Minecraft, chamou a atenção da Penguin Random House do Reino Unido, que pagou um bom adiantamento por ela. Na França, Portugal e Alemanha houve leilão. O primeiro volume, A Espada de Herobrine, saiu em novembro. O segundo, deste ano, mistura batalhas épicas, zumbis e samurais.
Leia mais:
Conheça o livro gay que fez autora fugir da Rússia após bombar no TikTok
Veja cinco livros para conhecer Adélia Prado, poeta vencedora do Camões
Adélia Prado vence o prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa
Por que livros-jogos voltam a ser mania envolvendo leitor em enigmas e aventuras
Na lista anual, já são 7 os títulos baseados em games. O mais vendido deles é Dois Mundos, Um Herói, de RezendeEvil, com mais de 80 mil cópias, seguido por AuthenticGames, de Marco Tulio, com 77 mil. E os números só crescem. O mais vendido de 2015, o mesmo Dois Mundos - Um Herói, somou 69 mil cópias, segundo o site. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.