Uma blogueira da Zona Norte de Londrina está semanalmente entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) no Brasil. Julia Garcia Barbosa, ou só Ju Barbosa, de 27 anos, é uma das 12 participantes selecionadas para o famoso reality show Corrida das Blogueiras, do Canal Diva Depressão no YouTube, que escolhe todos os anos os influenciadores mais completos nos quesitos moda, maquiagem, comunicação e irreverência. Esta, no entanto, não é uma temporada qualquer. Trata-se de uma segunda oportunidade para participantes que movimentaram as edições anteriores, e Ju Barbosa foi uma das mais pedidas pelos espectadores do reality.
Como ela mesma disse, a jornada no programa começou quando "tudo era mato". Ela foi uma das seis integrantes da primeira temporada, que estreou em 2018. Na época, o Corrida das Blogueiras era apenas um projeto piloto que pouco se parece com a superprodução que é levada ao ar hoje. Ju foi eliminada na semifinal, mas angariou uma legião de fãs que nunca a abandonou.
A londrinense, nascida e crescida no João Paz - Cinco Conjuntos -, estava prestes a se formar em Design de Moda na UEL (Universidade Estadual de Londrina) quando surgiu a oportunidade de ir ao programa. As datas quase a fizeram desistir do sonho de ir ao Rio de Janeiro para o reality, mas amigas próximas a convenceram a apostar no desconhecido.
"Ninguém sabia o que esperar. Tinha que ter um número máximo de seguidores, porque a ideia era pegar pessoas que estavam começando. Uma amiga me mandou o edital e vi que as gravações seriam na semana que eu apresentaria o meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], aí pensei que não ia dar [para participar]. Depois, a Helô, que é a minha assessora hoje, mandou a mesma publicação e falou para eu me inscrever. Olhei o edital novamente e percebi que tinha visto as datas erradas, as gravações eram um mês antes do meu TCC."
Após a inscrição, feita sem nenhuma expectativa de ser chamada, Ju Barbosa foi a escolhida. Foi para o Rio de Janeiro com tudo pago pelo programa, porém sem receber cachê. O segredo sobre os detalhes do Corrida das Blogueiras, uma cláusula contratual, fez a londrinense abandonar de uma hora para outra todos os seus afazeres sem qualquer explicação aos colegas de trabalho e faculdade.
"O programa começou a passar ainda em 2018. Eu fazia estágio na época, precisei faltar alguns dias. Faltei na faculdade também sem avisar nada, porque tinha que manter sigilo. E, quando descobriram, todo mundo adorou e ficou surpreso, porque, quando gravei [o reality], fazia só três meses que eu criava conteúdo. Até hoje não sei por que me escolheram, mas deu certo", relembrou.
O Corrida das Blogueiras foi um verdadeiro sucesso e alçou Ju Barbosa ao estrelato entre o público-alvo do canal: os jovens LGBTQIAPN+. O talento dela em transformar qualquer roupa comum em peças superestilosas a fez ganhar milhares de seguidores.
"Eu tinha mil e poucos seguidores no Instagram, mas eram pessoas da família e amigos de faculdade. Depois do programa, eu passei dos 20 mil. No YouTube, eu tinha mais ou menos 300 inscritos e depois subi para uns 20 e poucos mil e se manteve. Muita gente me segue até hoje desde aquela época."
Atualmente, Ju utiliza de sua influência nas redes sociais para fazer publicidade para marcas e empresas ligadas à moda. Na última quinta-feira (28), o Portal Bonde acompanhou a blogueira em um dos seus trabalhos no Londrina Norte Shopping.
"Como sempre trabalhei com moda, chamo mais a atenção desse tipo de empresa. E o Londrina Norte Shopping foi o primeiro a acreditar no meu trabalho e me chamou para fazer os conteúdos. Deu muito certo, porque eu sou daqui da região e frequento muito aqui também. Faço conteúdo para eles a cada 15 dias". Confira mais sobre o trabalho de Ju Barbosa no vídeo a seguir:
Desafios na nova temporada
Na nova temporada do Corrida das Blogueiras, a londrinense enfrenta um time bem diferente do que encarou na primeira temporada. Assim como ela, os outros participantes tiveram trajetórias de destaque em outros anos, o que deixou o reality ainda mais acirrado.
O programa foi "invadido" por várias drag queens e transformistas que são referência nos segmentos da comunicação, moda e maquiagem. Ju, no entanto, foi anunciada sem chamar atenção à primeira vista como os demais. Ela, porém, ressaltou que isso não a incomodou, já que o seu objetivo era "aparecer com o trabalho" e não "gastar energia sendo quem não é".
"Já imaginava que as pessoas iriam mais montadas, porque o programa foi indo nesse caminho há alguns anos. Lá atrás não era assim, mas eu fui para lá com o objetivo de mostrar quem eu sou de verdade. Não faria sentido eu criar um personagem, uma história e montar looks que eu não uso. Não era isso que eu queria. Queria que as pessoas me seguissem pelo que eu sou e pelo meu trabalho."
Autismo e as provas
A blogueira foi diagnosticada com autismo no fim de 2023. Isso, segundo ela, a ajudou a entender as suas relações e comportamentos. O Corrida das Blogueiras neste ano, entretanto, veio com uma novidade. Agora, os participantes podem se votar para mandar um adversário direto para o "Flop", um desafio final que acarreta na eliminação de quem entregar o pior resultado. A temporada também estreou o "lounge", uma reunião em que as blogueiras discutem as provas. As novidades tocam em pontos sensíveis para Ju, que, por causa do autismo, tem dificuldades em socializar.
"Esta temporada, por ter mais espaço para a gente conversar, por ter provas em grupo e por promover a discussão das relações, ficou bem mais perceptíveis tanto para os participantes como para o público os prejuízos que eu tenho por conta do autismo."
Ela contou à reportagem que descobriu a condição porque já suspeitava há algum tempo. O diagnóstico de nível 1 veio após uma série de testes e exames. "Eu sempre fui a tímida, a quietinha da turma, não sabia fazer amigos. Então, sempre houve essas questões de socialização principalmente. Aí, no meio do ano passado, eu passei a acompanhar por acaso e me identifiquei. Fiz terapia, testes, questionários e foi constatado que eu sou autista. Também descobri que tenho altas habilidades."
Mesmo fazendo parte do grupo campeão no primeiro episódio e sendo elogiada pelo trabalho, Ju foi a segunda mais votada pelos participantes e quase foi para o Flop, o que a deixou abalada. "Estava todo mundo se conhecendo e fiquei mais quieta na minha. Algumas pessoas se conectaram comigo, mas outras não botaram fé que eu iria muito longe. Elas votaram por afinidade, o que eu não esperava já na primeira semana. Achei que ia demorar um pouquinho mais para acontecer isso", disse.
No segundo episódio, a londrinense experimentou o gostinho da redenção. Trabalhando com aquilo que mais sabe, a moda, Ju transformou uma simples calça em uma obra de arte que encantou todos os jurados. Já no terceiro episódio, ela conheceu o Flop após uma prova de comunicação, em que teria que apresentar um programa de TV.
"Quando eles falaram como seria a prova, já bateu o medo. Como a avaliação era individual, não dava para saber se as pessoas iriam dar espaço para eu falar, se eu teria que falar por cima dos outros... não tenho esse traquejo social de encontrar a minha hora de falar. Mas, durante as gravações, eu não fiquei nervosa, falei de uma forma fluida, mas falei poucas vezes", lamentou, em entrevista ao Portal Bonde.
A prova do Flop serviu para Ju mostrar que, apesar das dificuldades, é uma blogueira experiente e que sabe o que faz. Sozinha, ela teve que fazer propaganda de três produtos para os jurados, que se encantaram pela espontaneidade da influenciadora.
"Foi complicado. Às vezes, quem me vê trabalhando não percebe. Eu me comunico bem sozinha, mas nas conversas mais orgânicas aparecem mais as minhas dificuldades", disse, referindo-se às diferenças entre os seus trabalhos em grupo e sozinha.
"Hate" de fãs
O "hate" - ou ódio - de fãs rivais é uma realidade no programa. Recentemente, o participante Vini Freire foi indicado ao Flop por Hilary, que foi atacada nas redes sociais por conta da atitude. Ju Barbosa afirmou não gostar de se envolver em polêmicas do tipo e destacou que não saberia como reagir caso fosse a vítima.
"Eu nunca passei por nada assim. Eu dou a minha opinião e me posiciono, mas não gosto de me envolver em polêmicas. Não vejo muito espaço para isso acontecer, mas é uma caixinha de surpresa. A galera perde a mão na internet. Uma coisa é torcer e ficar chateado. Outra coisa é atacar as pessoas por uma escolha do jogo. Se acontecer comigo, vai ser na terapia que eu vou lidar. Tenho pessoas ao meu redor que me ajudam e minha família que me apoia."
O terceiro episódio, que rendeu uma indicação da londrinense ao Flop, foi marcado por uma discordância entre Vine Freire e Ju Barbosa. O influenciador queria deixar Ju de fora do corpo de apresentadores do programa que teriam que apresentar alegando que ela era mais "quieta". Ju Barbosa não aceitou a proposta e criticou o companheiro de reality.
"Por um lado, eu entendo. Ele queria que o grupo fosse bem e sabia que eu era a mais quieta e que teria dificuldade, mas, por outro lado, também não me deu nem a oportunidade de tentar e já estava me rotulando. Uma pessoa afirmando que você não conseguiria fazer aquela prova acaba travando mais. Acho que não foi a intenção, mas é uma situação chata e atrapalha."
Preferência do público
A londrinense deixou a modéstia de lado e se elencou como uma das favoritas em levar o reality show, porém destacou outra participante como uma forte candidata ao pódio.
"As coisas mudam muito dependendo de cada episódio, mas eu fiquei surpresa com a recepção das pessoas com relação a mim. Muita gente não me conhecia, já que quem assiste agora não assistiu às primeiras temporadas. Em muitas listas de favoritos, eu estou entre os três ou quatro. Posso dizer que estou agradando, mas a Paloma é muito determinada. Sinto que ela foi pensando em fazer o dela com estratégias. Ela entrega, não é só falação", destacou.
O Corrida das Blogueiras é uma parceria com o canal Dia TV e vai ao ar às terças-feiras a partir das 19h no canal no YouTube do Diva Depressão.