O Museu Histórico de Londrina, Órgão Suplementar da UEL, abriu na última quarta-feira, dia 23, a exposição Ferrovia e Café, que inclui a locomotiva Baldwin Tenwheeler e seu tender de abastecimento, recentemente restaurados.
A exposição Ferrovia e Café ocupa três salas da Galeria de Mostra Temporária do Museu, além da plataforma de embarque. É composta por fotografias do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), do fotógrafo Armínio Kaiser, do acervo do Museu e da Cooperativa Integrada.
A mostra está dividida em quatro módulos:
Plataforma do Museu - Plataforma de Embarque - KM 209.914,50 - Para preservação de memórias e do patrimônio histórico-ferroviário nacional, o Museu apresenta na plataforma de embarque da estação Km 209.914,50, o carro ferroviário de passageiros, o carro pagador e a locomotiva fabricada pela Baldwin Locomotive Works, em 1910, agora restaurada. Por mais de 70 anos a locomotiva, apelidada de Maria Fumaça serviu a Companhia Douradense e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, antes de vir para Londrina.
Sala 1 - Ao redor do terreirão de café, que apresenta cenários do cotidiano da cultura do café.
Sala 2 - O olhar de Armínio Kaiser sobre a cafeicultura. É a perspectiva de um humanista, grande fotógrafo e agrônomo atuando no Instituto Brasileiro do Café (IBC) nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
Sala 3 - Coleção Instituto Brasileiro do Café em Londrina que apresenta exemplares da Coleção IBC do Museu Histórico de Londrina, constituída DE imagens produzidas nos anos 1950 e 1960 destacando eventos, reuniões, inaugurações, fases de produção, do plantio de café, experimentos, geadas e trabalho na cafeicultura. Peças do acervo da Cooperativa Integrada referentes à classificação e cultura do Café.