Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonoaudiologia

Como ajudar as crianças no desenvolvimento da linguagem e da fala em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2020 às 16:20

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabe a diferença entre o desenvolvimento da fala e o desenvolvimento na linguagem? Não? Pois elas têm diferenças, e entender sobre o assunto ajuda na evolução das crianças.


De acordo com a fonoaudióloga do Cerne (Centro de Excelência em Recuperação Neurológica), Karine Luiza Bergamo de Camargo, linguagem é a capacidade que os indivíduos possuem para expressar pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos, independente da forma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por exemplo, quando falamos de linguagem, ela pode ser verbal (fala) ou não verbal (fotos, vídeos, figuras e gestos). Já a fala, é o canal que viabiliza a expressão da linguagem e corresponde à sua realização motora. "Em outras palavras, a linguagem significa trocar informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto a fala refere-se basicamente à maneira de articular os sons na palavra (incluindo a produção vocal e a fluência)”, esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acesso à universidade

NRE de Londrina pede a empregadores para liberarem funcionários para a Prova Paraná Mais

Imagem de destaque
Saiba mais

Monitoramento aponta peixes contaminados com mercúrio no rio Madeira, no Amazonas

Imagem de destaque
Da UFPE

Estudo mede quanto ideologia afeta eleitor na transferência de votos de 1º para 2º turno

Imagem de destaque
Saiba o passo a passo

CNU divulga resultado preliminar da avaliação de títulos; saiba consultar


E como ajudar as crianças a desenvolverem melhor essas habilidades nesse período? Segundo Karine, de maneiras muito simples. Você pode usar fotografias de pessoas e lugares que a criança conheça, e recontar o que aconteceu ali, podendo até inventar uma nova história. Durante as atividades diárias, por exemplo, enquanto está na cozinha, solicite que a criança nomeie os utensílios utilizados, os alimentos, fale sobre a textura, cor e sabor.

Incentive a criança a escolher os alimentos, as próprias roupas e as brincadeiras, oferecendo opções. "Você quer água ou suco?”, "Vamos brincar de comidinha ou de bola?”, "Você quer colocar a blusa azul ou vermelha?”; e, por último, mas não menos importante, fale com a criança da maneira correta, pois essa é parte fundamental para o seu desenvolvimento. "Essas são algumas dicas básicas. Se você perceber alguma dificuldade da criança nesse quesito, o ideal é procurar ajuda especializada”, finaliza a fonoaudióloga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo