A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) anunciou nesta sexta-feira (29) a prorrogação do prazo para matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino. Inicialmente previsto para encerrar em 29 de novembro, o período foi estendido até o dia 6 de dezembro. A medida visa atender famílias que ainda não conseguiram regularizar a situação e garantir o acesso à educação para o ano letivo de 2025.
O procedimento de matrícula e rematrícula é feito exclusivamente online, por meio da Área do Aluno, no site oficial da Seed-PR. Os estudantes maiores de 18 anos ou responsáveis legais podem confirmar a vaga, solicitar mudanças de escola. Após a solicitação, o resultado será enviado por e-mail, contendo informações sobre a alocação do estudante.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a extensão é uma forma de assegurar que nenhum estudante fique sem vaga.
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“A educação é um direito fundamental, e queremos garantir que todas as famílias tenham tempo suficiente para realizar o processo com tranquilidade. O sistema continuará funcionando de maneira prática e acessível, priorizando a agilidade e a segurança das informações”, afirmou.
Uma das novidades da rede estadual para 2025 é a possibilidade do estudantes de Ensino Médio optar por cursos técnicos concomitantes. A rede estadual oferece cerca de 300 opções em escolas técnicas, ampliando as oportunidades de formação.
FACILIDADES E SUPORTE
Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, afirma que a prorrogação do prazo é uma oportunidade importante para que nenhuma família fique de fora do processo educacional.
“Ampliamos o período para que todos possam concluir as etapas necessárias. Quem já faz parte da rede tem vaga garantida, mas é essencial confirmar ou ajustar as informações no sistema. Nosso objetivo é proporcionar um processo eficiente e inclusivo”, destacou.
Famílias que enfrentarem dificuldades no acesso à internet podem procurar apoio nas escolas estaduais ou nos Núcleos Regionais de Educação. Além disso, a documentação necessária, como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, pode ser anexada digitalmente ou apresentada presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.