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Formação Acadêmica

Alunos indígenas vão participar de Ciclo Intercultural

Agência UEL
20 jan 2014 às 16:13

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Os ingressantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina serão recebidos no início do ano letivo de 2014, que começa dia 3 de fevereiro, com o "Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para estudantes indígenas da UEL". Os detalhes da ação foram debatidos nesta segunda-feira (20), na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) por professores e estagiários do projeto.

Com prática educativas interdisciplinares, o objetivo do Ciclo Intercultural é promover a formação acadêmica e intercultural dos estudantes indígenas que irão ingressar em cursos de graduação da UEL. E, ainda, contribuir para a afirmação, respeito e visibilidades da presença indígena no ambiente acadêmico, ao mesmo tempo em que deverá auxiliar a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes na Universidade.

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Serão ofertados quatro módulos interdisciplinares: Terra e Identidade, Ciência e Saúde, Cidadania e Sustentabilidade e Cotidiano Acadêmico. Ao todo são 480 horas de aulas. A UEL será a primeira instituição do Paraná a oferecer o ciclo aos alunos indígenas. Por isso, a iniciativa vai servir de modelo para as outras Instituições de Ensino Superior do Estado (IES).


O Ciclo Intercultural foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme resolução nº 133/2013. As aulas serão no Centro de Ciências Sociais (CESA). Segundo a pró-reitora em exercício, professora Maria Helena Guariente, a base dos conteúdos do Ciclo é composta por três grandes áreas, Matemática, Português e Biologia. "A proposta é oferecer uma formação mais ampla para auxiliar nas atividades acadêmicas dos alunos indígenas", ressalta.

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"É um curso de informação e formação com característica interdisciplinar, cujo foco é integrar conhecimentos e fortalecer as relações interculturais", aponta a professora Maria José Nascimento, da Comissão Universidade para os Índios (CUIA). A professora destaca que o Ciclo é considerado introdutório, pois visa apoiar a adaptação dos estudantes à vida acadêmica dentro da Universidade. Ela destaca que a iniciativa conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).


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