Uma situação comum nos salões de beleza é a de clientes que querem mudar o visual para ficar parecidos com alguma celebridade. Porém, nem sempre um corte ou uma cor de cabelo da moda que fica bem um uma pessoa favorece a aparência de outra. E isso não vale apenas para as madeixas: dependendo das características físicas de cada um, como o formato do rosto e a cor da pele, existem estilos de maquiagem e até cores de roupa que compõem um visual mais harmonioso.
"O visagismo é a análise das características pessoais para valorizar a beleza e a identidade de cada um. Fazemos isso por meio do estudo das linhas, cores e formas. Além disso, temos que entender qual é a informação visual que a pessoa quer passar para as outras”, explica Jéssica Pfaffenzeller, maquiadora e especialista em visagismo.
Jéssica, que é sócia e co-fundadora do Spa de Beauté coworking exclusivo para profissionais de beleza em Curitiba conta que o visagismo é utilizado principalmente por especialistas das áreas de moda e de beleza, incluindo personal stylists, cabeleireiros e maquiadores. De acordo com Jéssica, o domínio desta linguagem visual permite que os profissionais do campo estético sejam ainda mais valorizados pelos clientes, que recebem um tratamento personalizado.
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Primeira impressão - Pesquisas indicam que a comunicação não verbal tem um grande peso quando se trata do julgamento de uma pessoa sobre a outra. Segundo estudo de Albert Mehrabian, a primeira impressão é formada principalmente pelos aspectos visuais (com 55% da influência, em média), seguido pela postura (38%) e pelo discurso (7%).
Para Jéssica, quem quer garantir uma primeira impressão positiva deve pensar em como está se apresentando a partir de suas feições, movimentos, vestimentas e acessórios. "A linguagem verbal é uma ação consciente, enquanto a não verbal revela intenção. Os primeiros segundos de contato são essenciais para aproximar ou afastar alguém.” Para finalizar, a especialista dá uma dica: "A ‘máscara social’ mais poderosa para a aproximação é o sorriso”.