O mercado da moda é um dos mais lucrativos da atualidade. Segundo dados da consultoria Kantar, especialista em análise e previsão de negócios, o varejo de vestuário deve registrar crescimento anual de 3,9% até 2025, o que representaria um acréscimo de US$ 64 bilhões no faturamento atual de US$ 300 bilhões do setor.
Para avaliar o nível de prestígio das marcas desta indústria, a plataforma Lyst desenvolveu um índice – The Lyst Index – capaz de analisar dados de consumidores no mundo todo. A lista existe desde 2018 e é atualizada a cada trimestre, levando em conta o comportamento do consumidor, taxas de conversão e vendas, além de dados de busca do Google e menções nas principais redes sociais.
Confira abaixo as oito marcas mais influentes do terceiro trimestre de 2020, de acordo com o índice.
Leia mais:
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Dia Mundial da Barba: barbeiros de Londrina falam sobre estilos e cuidados com os pelos faciais
1. Gucci
A marca de luxo Gucci conquistou o maior destaque durante o período analisado. Entre as ações que contribuíram para este resultado, analistas do Lyst Index apontam a transmissão ao vivo da coleção Epilogue da marca, que alcançou a marca de 35 milhões de visualizações; o lançamento da campanha de outono-inverno 2020, ilustrada com autorretratos de modelos em suas próprias casas, em razão da pandemia de coronavírus; e o lançamento da seção de roupas de gênero neutro na loja online da grife.
2. OFF-White
Marca de streetwear em ascensão, a OFF-White conquistou o segundo lugar da lista com ações que incluíram: a criação de uma bolsa de estudos no valor de US$ 1 milhão, destinada a estudantes de moda de origem afro-americana; a parceria com a montadora Mercedes-Benz na criação de um carro conceito; e a abertura de lojas em Londres, Miami e Milão.
3. Nike
Única marca de fora do setor de luxo a integrar o top 10 da lista, a marca anunciou um aumento de 82% nas vendas digitais em 2020 (incluindo tênis, acessórios e roupas como bermuda Nike) e lançou uma coleção exclusiva para maternidade.
Outro fato que contribui para o bom resultado foi a doação, em conjunto com Michael Jordan, de US$ 140 milhões para um fundo de promoção da justiça social e equidade racial.
4. Prada
A grife italiana Prada alcançou importantes resultados com o lançamento de sua primeira coleção com assinatura de Raf Simons como diretor-criativo. Além disso, anunciou que triplicou o crescimento das vendas no e-commerce e se juntou a outras marcas na angariação de fundos para o comitê da Unesco de combate à Covid-19.
5. Balenciaga
A parceria com a rapper Cardi para o lançamento da coleção de outono-inverno de 2020 foi uma das grandes conquistas da Balenciaga. A marca também realizou parcerias com a Apple Music para o lançamento de playlists relacionadas aos seus produtos, além de ter iniciado a arrecadação de fundos para pesquisas acerca do câncer de mama.
6. Fendi
A grife Fendi anunciou mudanças na direção, com Kim Jones assumindo a direção artística da linha feminina, e trabalhou com grandes nomes da indústria da música em suas ações: um exemplo foi a participação de Rita Ora e Paul Mescal no lançamento da coleção de primavera-verão 2021 e o contrato de publicidade com a dupla Chloe x Halle na campanha da bolsa Peekaboo.
7. Versace
Entre as ações mais importantes da Versace listadas pelo The Lyst index estão a realização e transmissão online do desfile da coleção primavera-verão 2021, com o tema "debaixo d'água", e o lançamento da fragrância Dylan Blue, estrelado pelas modelos Bella Hadid e Hailey Bieber.
8. Saint Laurent
Por fim, a grife francesa Saint Laurent se destacou com o lançamento da coleção outono-inverno 2020, fotografada pelo premiado Juergen Teller, e por fazer do icônico diretor de cinema John Waters o rosto da campanha masculina da marca.