Cuidar da aparência deixou de ser tabu entre os homens. Prova disso é o crescimento do mercado de beleza masculino nos últimos 5 anos. Segundo a Factor Kline, em 2016 o setor atingiu o faturamento de vendas de US$ 4,5 bilhões no Brasil.
Os dados positivos são impulsionados por homens cada vez mais cientes e exigentes com os cuidados com o corpo e a beleza. Um exemplo desse crescimento é o aumento das barbearias.
Rodrigo Gerardt, barbeiro e proprietário da Barbearia Gerardt, no centro de Londrina, diz que, desde a abertura do estabelecimento, o público aumentou em 90%. Segundo ele, os homens têm procurado cortes de barba e cabelo inspirados em jogadores de futebol e muitos outros da moda, além de serviços como progressiva, luzes no cabelo e sobrancelhas.
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Pedro Roberto, advogado de 60 anos, afirma que o serviço ofertado pelas barbearias vai além tradicional cabelo e barba atualmente. Para ele, a barbearia não é só um lugar onde você vai para se cuidar: "você vai para bater um papo, tomar um café, um sorvete, tem muita coisa e dá até para fazer tratamento de beleza".
Pedro diz que os cuidados do homem com beleza não podem ser tabu, afinal "as mulheres gostam do homem que se cuida e isso faz diferença".
Rodrigo compartilha da mesma ideia e acredita que o crescimento do mercado continuará. Ele pretende, inclusive, abrir uma barbearia com serviços mais exclusivos até meados de junho. "Antigamente fazer a barba e o cabelo era questão de higiene, hoje é estilo."