Coloridas e esvoaçantes, as ombreiras estão entre as principais tendências deste Carnaval e prometem uma boa dose de glamour ao look da folia. A produção se completa com tiaras e pochetes, que continuam em alta, e muito glitter. Cores neon e metalizadas também seguem em lugar de destaque.
Grande fã do Carnaval e habituada a criar suas próprias fantasias, Jamile Farha, 24 anos, começou a vender sua produção no Instagram. O negócio deu tão certo que ela largou o emprego formal para se dedicar à própria marca, a Maria Carnaval. "No começo deu um frio na barriga", conta, sobre a mudança.
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Ligada nas principais tendências, ela oferece itens artesanais como tops de paetê e brincos que ela mesma confecciona, além de peças que revende, como saias de fitas metalizadas, pochetes holográficas e viseiras coloridas.
História parecida tem a paulistana Karina de Souza Ferreira, 27. Apaixonada por artesanato, ela começou a montar as próprias tiaras e fantasias para economizar. Logo as amigas começaram a fazer encomendas, e neste ano ela decidiu vender seus produtos no Facebook.
De acordo com Rapha Mendonça, estilista brasileiro que já vestiu celebridades como Miley Cirus e Gwen Stefani, o momento de crise econômica pede mais criatividade. "Tem muita coisa que foi tendência no ano passado que as pessoas estão reciclando", afirma.
Justamente por isso, a folia deste ano ainda vai ser dominada pelas tiaras. Segundo Mendonça, a popularização desse tipo de adereço se deve à versatilidade –há opções com arranjos florais, pompons, frases e bordões, temática marinha, enfim, inúmeras possibilidades.
Para quem é mais ousada, vale investir nos adesivos do tipo "tapa mamilos". Depois que famosas como Anitta e Cleo desfilaram com os seios à mostra, cobertos apenas com os tais adesivos, o adereço tem tudo para cair no gosto popular. "Vai bombar neste ano", afirma Mendonça sobre o acessório burlesco.
25 de Março
Tradicional centro de comércio popular, a rua 25 de Março, em São Paulo, tem lojas que oferecem todo tipo de adereço para a folia, como a Bendita Seja e a Festas e Fantasias.
A pediatra Luisa Vieira dos Santos, 27 anos, foi até a região disposta a gastar até R$ 100 por fantasia. "No ano passado eu não pulei Carnaval, por isso neste ano eu estou investindo", explica.
Lojas de departamento também são uma opção. Redes como Renner e Marisa, por exemplo, têm dedicado coleções inteiras ao Carnaval e oferecem produtos como bodys, pochetes e brincos, tanto nas lojas físicas como no comércio online.