Coxinha de aipim recheada com carne seca e creme de ricota. Bolinho de chuva recheado com avelã ou banana e polvilhado com açúcar mascavo e canela. Hambúrguer de carne bovina angus pesando 180 gramas e uísque. Se você não conhece ou não ouviu falar de algum dos produtos acima, ainda não foi fisgado pela onda gourmet.
Segundo o dicionário Houaiss, o termo gourmet significa "indivíduo que é bom apreciador ou entendedor de boas mesas e bons vinhos". Entretanto, ele acabou se tornando adjetivo e, hoje, é quase impossível não cruzar pelas ruas da cidade com uma hamburgueria gourmet ou um food truck – carro-chefe da gourmetização - e que remetem aos antigos trailers de lanches porém reformados e sofisticados.
No Brasil, a onda gourmet tem dado certo. Programas televisivos de culinária, como Masterchef Brasil e Bake Off Brasil, fazem a alegria de quem gosta da "boa mesa". Para Marcelo Furuti, tecnólogo em gastronomia e instrutor do Senai em Londrina, "os programas de culinária são grandes impulsionadores da gastronomia gourmet". Ele acrescenta que, desde a exibição desses programas, houve aumento na procura da culinária gourmet e até mesmo "uma valorização da cozinha brasileira".
Além de "mais sofisticados", o produto gourmet é mais caro do que os tradicionais. Enquanto um hambúrguer do dia no McDonalds custa em média R$ 8, o hambúrguer gourmet acompanhado de molho e fritas não sai por menos de R$ 20.
Edilson Honorato, proprietário da hamburgueria Sr. Burguer, no Jardim Leonor, diz que "o preço mais elevado se dá pelo fato de que o preparo diferenciado, a qualidade do produto e o sabor fazem a diferença na hora de se alimentar". Segundo ele, geralmente quando é feito o pedido, "os clientes fazem questão de perguntar o peso e o tipo de carne que ele utiliza". Além disso, desde que assumiu a lanchonete, teve de mudar a carne para satisfazer a clientela.
Carolina Rocha, jornalista, chef de cozinha e instrutora do Senai em Londrina, afirma que o processo no qual está inserido o produto gourment explica seu preço mais alto. "Por ser um produto mais artesanal, acaba tendo um status de exclusividade já que não se encontra algo gourmet em grande escala, como os grandes fast-foods."
Não foram apenas as comidas que passaram (e ainda passam) pelo gourmet. Chinelo de dedo, guardanapos, marmitas, festas de aniversário infantis (com naked cakes e doces gourmet) passaram pelo "raio gourmetizador.". Aliás, no Facebook há uma página intitulada "Raio Gourmetizador", que faz piada com produtos gourmet e a ideia é mostrar como tudo que é denominado gourmet fica mais caro. A foto usada como capa da fanpage é do chef escocês Gordon Ramsay, um dos mais famosos hoje na TV e dedicado a apresentar novas versões de pratos clássicos. Piadas à parte, o gourmet chegou com tudo e pelo jeito vai demorar para ir embora.