A ProTeste Associação de Consumidores testou oito marcas de cadeirinhas para crianças de até 18 kg, e detectou falhas na avaliação de impacto frontal. Durante a colisão alguns produtos se deslocaram no banco, podendo causar danos às crianças, mas apesar dos problemas encontrados, o uso do equipamento de segurança protege mais do que se não fosse usado.
Foram testadas as seguintes cadeirinhas: Chicco Key 12x-Plus, Maxi Cosi Priori SPS, Peg Perego Viaggio Uno, Infanti Savile Plus, Galzerano Orion Master 8110, Voyage Cadeira para Auto, Hercules Voyage e Lenox Kinder.
Foram simulados impactos frontais a 64 km por hora e laterais a 28 km por hora para analisar o desempenho das cadeirinhas durante a batida. A Chicco foi a melhor no teste de impacto frontal, ao contrário da Lenox, que possibilita que a criança se desloque, podendo causar sérios danos.
No teste de colisão lateral, a Maxi Cosi protegeu bem a cabeça da criança, já a Infanti permitiu contato da cabeça da criança com a estrutura da porta, o que causaria danos permanentes em caso de acidente com velocidade superior.
Ao contrário do que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as marcas Chicco e Maxi Cosi têm manual de instruções em português de Portugal, o que pode causar problemas no uso. A cadeirinha Galzerano traz além das informações de instalação, um guia rápido com esquemas claros e uma ampla rede credenciada para assistência técnica. Em contrapartida, o produto só oferece quaro meses de garantia, enquanto a Maxi Cosi oferece dois anos.
Os equipamentos são, em geral, fáceis de instalar e usar. A Peg Perego tem regulagem simples, com diversos ajustes e foi considerada pela ProTeste a de mais simples utilização.
O equipamento da marca Chicco foi considerado a melhor opção de compra para os consumidores. Além de ser o mais seguro no teste de impacto frontal foi o mais confortável para as crianças.
A Associação enviou os resultados do teste ao o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e solicitou um regulamento mais rigoroso para certificação, que passe a incluir o teste de impacto lateral, para que os brasileiros tenham à disposição cadeirinhas tão seguras quanto os modelos vendidos na Europa.
A ProTeste alerta que o uso de equipamentos de segurança no transporte de crianças em automóveis é obrigatório desde junho de 2010 e que, em caso de acidente, a criança estará mais protegida se estiver em uma cadeirinha do que fora dela, independente de quanto os produtos ainda podem melhorar.
O teste completo está disponível para associados na revista ProTeste n° 114 de Junho de 2012 e no site www.proteste.org.br.