Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transporte de bebês

Teste: cadeirinhas são boas, o problema são os carros

Redação Bonde
27 set 2011 às 08:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem um Ford Ka encontra dificuldade para acomodação da cadeirinha de carro tipo bebê conforto (suporta até 12 quilos) porque o cinto de segurança é curto. Foi o que constatou a ProTeste Associação de Consumidores ao testar sete modelos de cadeirinha de carro e sua compatibilidade com 11 carros populares de pequeno porte (Citröen C3, Fiat Palio, Ford Fiesta, Ford Ka, GM Celta, Peugeot 207, Renault Clio, Volkswagen Fox, Fiat Uno, GM Corsa e Volkswagen Gol).

O Ford Ka não se adaptou a seis dos modelos analisados. A única opção segura foi o bebê conforto da Infanti sem base. Na avaliação anterior feita no ano passado, já houve incompatibilidades entre os modelos de cadeirinhas e os veículos. Na época foi enviada notificação ao Conselho Nacional de Trânsito, que não respondeu. A Proteste encaminhou novamente solicitação para que se crie legislação específica para adequação do equipamento ao carro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No teste foi avaliada a compatibilidade entre as cadeirinhas e veículos supondo que a criança já estaria acomodada no momento da fixação no banco traseiro. Foi levado em conta se o bebê conforto passa pelo vão da porta sem interferências, e se fica estável e firme no assento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Também foram verificadas a estabilidade e fixação do dispositivo no assento, mesmo com as movimentações da criança, e se pode ser usado com ou sem base, além das condições dos cintos de segurança.

Publicidade


Foram avaliados os seguintes modelos: Bébé Confort com base Street Fix; Burigotto com e sem base Touring 3029; Chicco com base, Auto-Fix Plus; Galzerano sem base Piccolina 8140; Infanti sem base LB321 R2; e Peg-Pérego com base Primo Viaggio Tri-Fix.


Quanto à estabilidade e fixação, o modelo que se saiu melhor em quase todos os veículos foi o modelo da Burigotto. Mas o bebê conforto da Peg-Pérego foi indicado como o melhor para oito modelos de veículos. O Palio fez com que todos os modelos de cadeirinha sofressem uma leve inclinação para frente, ou seja, o banco não acomodou a base perfeitamente.

Publicidade


Mesmo com a criança se movimentando a maioria das cadeirinhas se saiu bem, exceto: no Peugeot 207, Burigotto, com ou sem base, e Infanti; no C3, Bebé Confort; no Corsa, Burigotto sem base; no Fiesta, Burigotto com base Chicco, Peg-Pérego e Bebé Confort, que foram consideradas aceitáveis. No Ka, apenas o Infanti se saiu bem.


Novas formas de fixação


A Proteste reivindica novas formas de fixação para os carros brasileiros. Atualmente, apenas modelos importados e sofisticados contam com maneiras mais práticas, que facilitam a instalação e retirada desses dispositivos, como o Isofix ou o Top Tether que "agarram" e "ancoram" as cadeirinhas.

No site da Proteste está disponível a listagem com as melhores opções para cada carro, manual para instalação e tabela completa de compatibilidade (www.proteste.org.br).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo