Em dia

Mulheres já são maioria entre os e-consumidores

13 mai 2011 às 09:27

Conhecidas por um comportamento, muitas vezes compulsivo, as mulheres não gastam apenas em cosméticos e sapatos. Na maioria das famílias são elas que realizam as compras para casa, para as crianças, para o marido... E na internet, não é diferente. Uma pesquisa realizada pela Webshoppers em 2010 mostrou que, pela primeira vez, o público feminino que fez compras pela web ultrapassou o masculino, representando 55% dos e-comsumidores.

A internet é hoje a principal mídia para o público feminino, a frente até mesmo da televisão. Entre as razões para o uso da web, 41% da mulheres entrevistadas pelo Sophia Mind mencionou fazer compras pelo canal. Segundo o diretor comercial da Eletrônica Santana, um dos pioneiros em e-commerce no País, as mulheres usam a internet também para realizar buscas de preços e encontrar as melhores oportunidades, antes de decidir por uma compra. Além das pesquisas de preços, elas costumam usar redes sociais para perguntar sobre a qualidade dos produtos aos demais usuários. No Facebook, 39% das usuárias curtem alguma marca e no twitter, 40% das internautas que seguem uma empresa desejam saber das promoções.


Em 2005, os consumidores que realizaram pela primeira vez uma compra pela internet representavam apenas 42% dos e-consumidores. As mulheres com mais de 50 anos tinham uma participação muito singular até 2005, totalizando 14% das compradoras. Cinco anos depois, esse número cresceu significativamente, alcançando 21%. A pesquisa aponta ainda que 28% das entrevistadas afirmaram gastar mais de R$ 500 por mês. Entre os produtos mais comprados por elas, 20% são livros e 18%, produtos eletrônicos e de informática. A pesquisa mostra também que 81% das mulheres pretendem comprar produtos eletrônicos nos próximos seis meses.

Serviço:
Eletrônica Santana (www.eletronicasantana.com.br)


Continue lendo