A liderança feminina está cada dia mais evidente no mercado de trabalho, mulheres criam, inovam e fundam empresas de sucesso pelo mundo, paralelamente a segunda jornada em que são donas de casa, esposas e mães.
Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, o Brasil possui mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, número que corresponde a 8% da população feminina do país. Com idade média de 44 anos, mais de 55% delas estão concentradas na região Sudeste.
O fator dedicação está entre as maiores qualidades do sexo feminino e esse é um dos principais pontos que levaram as empresárias Luzia Costa, fundadora do Grupo Sóbrancelhas, Barbara Mattivy, sócia fundadora da Insecta Shoes, Maria Eduarda Baumer, criadora do Play Space e Sandra Chayo, diretora de marketing da HOPE ao sucesso.
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Em 2013, Luzia Costa fundou a rede de franquias Sóbrancelhas, especializada no embelezamento do olhar e da face, e inovou ao levar para shoppings o negócio em modelo de quiosque. Hoje a rede possui cerca de 200 unidades em operação no Brasil e acaba de desembarcar na Argentina. Inquieta e sempre em busca de inovações no segmento de beleza, Costa colocou no mercado no último ano a rede Beryllos, focada no cuidado com as unhas.
O sucesso feminino no empreendedorismo independe de idade para triunfar, um dos exemplos é Barbara Mattivy, que começou com apenas 26 anos a frente do brechó Urban Vintagers, em Porto Alegre. Em 2014, surgiu a ideia de transformar as roupas do brechó em sapatos, vendo nessa união uma oportunidade ela fundou a Insecta Shoes, marca de calçados ecológicos e 100% veganos.
Reaproveitamento é a palavra chave da empresa, que fabrica a partir de roupas garimpadas em brechós ou tecido ecológico à base de garrafa pet reciclada. Atualmente a Insecta Shoes possui lojas físicas em São Paulo e em Porto Alegre, revende seus produtos também via e-commerce e em espaços coletivos compartilhados no Rio de Janeiro, Porto Alegre, New York, Los Angeles e Zurich.
A empreendedora Maria Eduarda Baumer, 40 anos, esposa, mãe da Letícia, Stella, Pedro e Antônio, até parece fazer mágica no dia a dia para conciliar tantas tarefas, mas é assim que ela sente-se realizada e completa há 19 anos, desde que criou a rede de recreação lúdica Play Space que oferece aos pequenos momentos encantados por meios de shows de mágica, teatro de fantoches, camarim com cabeleireiro e fantasias, chá de bonecas, desfiles e piscina de bolinhas.
Os adultos podem passear tranquilos enquanto deixam as crianças com segurança em uma das unidades da rede localizadas dentro dos principais shoppings centers de São Paulo: Anália Franco, Morumbi, São Caetano do Sul, Iguatemi e Villa Lobos.
Já Sandra Chayo, 40 anos, diretora de marketing da tradicional HOPE, sente-se realizada profissionalmente. Filha do empresário sr. Nissim Hara, fundador da gigante de moda íntima, trabalha desde a adolescência na empresa do pai ao lado das irmãs Karen e Daniela.
Com fluência em inglês, francês, espanhol e hebraico, a arquiteta por formação desistiu de projetar casas para transformar as peças de moda íntima da marca em produtos fashion e conquistar capilaridade da rede no país, que hoje conta com 165 franquias distribuídas no Brasil.