Quem nunca levou um susto ao entrar em uma ótica para se informar sobre o valor daquele lindo óculos exposto na vitrine. Pois é. Como tudo no Brasil, os óculos de sol (e os de grau também!) chegam caros ao consumidor final porque, além da alta taxação tributária, existemum grande número de intermediários na cadeia de valor do produto e um domínio (quase monopólio) de grandes grupos internacionais no setor. Por exemplo: a mesma companhia italiana é dona da Ray-Ban, Oakley, Persol, Oliver Peoples, Vogue Eyewear, e licencia outras várias marcas famosas como Prada, Chanel, Armani só para listar algumas. Ou seja, dominam o setor.
Na tentativa de mudar esse cenário, uma fabricante nacional de óculos – a LIVO - resolveu criar sua própria marca, através do que eles chamam de um capitalismo sustentável. A dica é do blog Hypeness.
Como são eles que desenham, produzem e distribuem os óculos diretamente para o consumidor, eles conseguem manter um preço fixo de R$ 294,00 para óculos feitos à mão com acetato italiano, o que nos concorrentes custaria em média R$ 1.000. Eles também conseguem manter o preço acessível através de um e-commerce, facilitando o acesso direto dos consumidores. Para driblar o problema de comprar um óculos sem poder experimentar, eles arrumaram soluções criativas como um provador virtual, nos modos foto e 3D, onde você pode "transformar" seu computador em um espelho, ligando a webcam para experimentar os óculos; e também um guia de rosto, que ajuda a entender que tipo de rosto você tem e quais armações ficariam melhores em seu rosto.
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E a marca ainda é beneficente: a cada óculos vendido na LIVO, um livro é doado para ONGs focadas em promover a leitura para crianças e jovens carentes (hoje eles estão trabalhando com a ONG Pró-Saber, na favela de Paraisópolis). (Fonte: Hypeness)