Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. A campanha teve início nos Estados Unidos, na década de 90, e hoje é mundialmente reconhecida. A iniciativa tem como um dos principais objetivos incentivar as mulheres a realizarem o autoexame.
Mas não são só as mulheres que têm de ficar alertas em relação ao câncer - os homens também precisam se conscientizar quanto ao câncer de testículo. Segundo um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), 60% dos pacientes chegam ao hospital com a doença já em estágio avançado, tendo que passar por quimioterapia. Quando o autoexame é realizado, o câncer pode ser detectado precocemente, facilitando assim o tratamento e aumentando as chances de cura.
Pensando em incentivar os homens a preocuparem-se mais com sua saúde, os irmãos Simon e Andrew Salter e Phil e Simon Tucker uniram-se e criaram, em 2012, o movimento "Check One Two" ("Cheque Um Dois", em tradução literal) - que estimula o autoexame testicular.
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Para isso, uma das ações adotadas foi a #feelingnuts. Em parceria com a agência Studio AKA, o movimento lançou uma animação divertida que mostra dois testículos passando por vários perigos. Confira o vídeo abaixo:
Além disso, o movimento Check One Two também lançou seu desafio, o "Crotch Grab Challenge" ("Desafio da Agarrada na Virilha") - inspirado no "Icebucket Challenge" ("Desafio do Balde de Gelo", para a conscientização e arrecadação de fundos para a ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica). Alguns famosos, como Hugh Jackman, Nigel Barker e e Nick Jonas já aderiram à campanha.