Propagandas voltadas para a venda de cosméticos quase sempre optam por mostrar o belo, o glamouroso. Mas na última semana uma campanha tem chamado a tenção no mundo todo justamente por fazer o caminho inverso para promover os produtos da marca americana de maquiagens Dermablend.
Batizado de "Camo confessions", o projeto mostra pessoas que têm problemas de pele e que usam a maquiagem corretiva para cobrir as imperfeições. Assinada pela agência canadense Tuxedo, a campanha consiste na divulgação de diversos vídeos onde essa pessoas 'confessam' como a maquiagem mudou suas vidas. As imagens são impactantes!
Entre as personagens está Cheri Lindsay, uma professora de vôlei com grande parte das mãos e do rosto afetados pelo vitiligo. Ela conta que começou a usar os produtos porque precisava de algo que tirasse o choque inicial das pessoas e as fizesse enxergar além de sua doença.
Mostrando um problema bem mais comum, outro vídeo traz o depoimento de uma modelo que sempre sofreu os efeitos causados pela acne. Cassandra Bankson diz que no início usava maquiagem para se esconder das reações negativas das pessoas, mas que agora os produtos melhoram sua autoconfiança.
A proposta ousada está rendendo bons frutos. Ao apresentar histórias reais para mostrar que a maquiagem tem também funções corretivas, a campanha recebeu a atenção que pretendia. Juntos, os vídeos de Cheri e Cassadra, com legendas em inglês, têm quase 4 milhões de visualizações no YouTube. (Com informações da Revista Exame)
Confissão de Cheri
Confissão de Cassandra